domingo, 27 de março de 2011

EA e Herritaron Garaia: pedem que o exemplo navarro seja seguido noutros «herrialdes»

O Eusko Alkartasuna e a plataforma Herritarron Garaia deram no sábado em Lizarra um primeiro passo para configurar um «nova força eleitoral» assente na «colaboração eficaz» de pessoas de esquerda, abertzales e euskaltzales.

Com o lema «Bagoaz», meio milhar de pessoas estiveram presentes no acto de apresentação, no «acto de partida», desta nova proposta eleitoral. Muitos dos presentes lembraram o valor simbólico, tanto recente como histórico, que Lizarra possui para os bascos.

Maiorga Ramirez, em representação do EA, e Bakartxo Ruiz, em representação da plataforma Herritarron Garaia, foram os porta-vozes desta nova iniciativa. Ramirez afirmou que «chegou o momento de criar os alicerces de uma colaboração eficaz entre gente de esquerda, abertzales e euskaltzales com vista à formação de uma nova força eleitoral, doa a quem doer». Assim, «de Nafarroa lançaram um apelo a toda Euskal Herria para que seja criada uma proposta eleitoral participativa, plural e aglutinadora», uma «força eleitoral» que busca a adesão dos cidadãos «neste primeiro processo que são as eleições forais e municipais».

No acto também interveio o dirigente do EA Koldo Amezketa, que disse estar ali para «reafirmar mais uma vez que o nosso país tem de ser construído entre todos. Precisamos das forças, das ideias e do trabalho de todos os bascos. Ninguém está a mais». Disse ainda que «a única coisa a mais» são as «atitudes excludentes e os vetos à colaboração» entre aqueles que desejam uma Euskal Herria onde «o respeito pelos Direitos Humanos e a liberdade completa sejam uma realidade». A referência à situação vivida na Nafarroa Bai é óbvia. Da mesma forma, considerou: «Não podemos continuar a depender de decisões políticas que são tomadas a 500 km e de costas voltadas para a maioria», e que o seu objectivo é o de «construir uma nação soberana para que todos possam viver melhor».

Arantza Izurdiaga, da Herritarron Garaia, criticou a situação actual de Nafarroa, consequência da «péssima gestão» da UPN. Izurdiaga afirmou que, neste contexto, «chegou o momento de encarar o futuro a partir de uma perspectiva de soma e integração». «Verificam-se as condições para que aqueles que até agora seguiam por caminhos diferentes possam caminhar juntos», disse.

Em relação aos nomes possíveis para esta nova força eleitoral que diversos meios de comunicação avançaram – Bildu, Bagoaz, etc. –, os organizadores preferiram não confirmar nada.
Fonte: Gara

Ver também:
Entrevista a Pello URIZAR, secretário-geral do Eusko Alkartasuna: «La idea de Nafarroa se debe trasladar al resto del país»

Leituras à solta:
«Los militares, en la Sala del 61», de Ramón SOLA

«El problema no es la extrema derecha», de Floren AOIZ