sábado, 19 de março de 2011

Manifestação e concerto por Mattin Olzomendi e Peio Irigoien, a 26 de Março

No dia 30 de Março de 2010, a Polícia francesa prendeu oito pessoas em Lapurdi. Depois de alguns dias incomunicáveis, seis deles ficaram em liberdade e dois foram encarcerados: Mattin Olzomendi e Peio Irigoien.
Ora, para lembrar e defender Mattin e Peio, numa altura em que está quase a fazer um ano que foram parar à cadeia, o Comité de Beskoitze decidiu organizar uma manifestação reivindicativa para dia 26 do corrente, em Hazparne (Lapurdi), às 17h30, seguida de aperitivos no gaztetxe Ttattola e um grandioso concerto, que contará com a participação dos grupos Borroka (Bera), Izate (Donibane) e Piarres (Itsasu).
Isso mesmo foi anunciado ontem de manhã numa conferência de imprensa que a Askatasuna deu em Baiona, juntamente com Eneritz Zabaleta, representante do Comité de Beskoitze, e Pantzo, irmão de Mattin Olzomendi. Xabi Irigoien, irmão de Peio Irigoien, não pôde estar presente, na medida em que está a participar, com Iker Elizalde e a jovem Irati Tobar, na greve de fome de protesto contra os mandados europeus de detenção, em Hendaia. (A propósito, o protesto irá terminar amanhã, havendo nessa altura uma concentração em frente à Herriko Etxea de Hendaia, pelas 11h00, contra a aplicação dos mandados europeus e em defesa dos direitos civis e políticos.)
Notícia completa: kazeta.info

Entregam Iraitz Gesalaga, Aiala Zaldibar e Aitor García
Iraitz Gesalaga e Aiala Zaldibar foram entregues ao Estado espanhol na sequência da aprovação por parte do Tribunal de Pau do mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola.
Por seu lado, Aitor García foi entregue anteontem depois de ter cumprido na íntegra a pena a que fora condenado pelos tribunais franceses.
Foram todos encarcerados em Soto del Real e devem ser conduzidos à presença de um juiz na segunda-feira, segundo informou o Movimento pró-Amnistia.
Fonte: Gara

Ver também: «A esquerda abertzale reúne-se com os grevistas de Hendaia» (Gara)
Representantes da esquerda abertzale reuniram-se ontem em Hendaia com a jovem Irati Tobar e os eleitos Iker Elizalde e Xabier Hirigoien. (Vídeo aqui; eus.)