domingo, 13 de março de 2011

Gernika e Baigorri, palcos do Aberri Eguna convocado pela Rede Independentistak


Gernika e Baigorri vão ser os palcos das celebrações deste ano do Aberri Eguna [Dia da Pátria] convocado pela Rede Independentistak, com o lema «Argi berdea independentziari» [luz verde à independência], como foi ontem anunciado em conferência de imprensa, em Iruñea, por Maite Aristegi: «Unidade e liberdade, Baigorri e Gernika. Num e noutro, uma oportunidade inigualável para que todos e todas as independentistas de todas as cores celebremos em união o dia do nosso povo», disse.

O acto político central e a manifestação irão decorrer em Gernika, mas, como este ano a celebração do Aberri Eguna coincide com a do Nafarroaren Eguna, decidiu-se conjuntamente com a Associação Basaizea, de Baigorri, responsável pela organização do Dia de Nafarroa, que a comemoração do Aberri Eguna também iria decorrer na localidade baixo-navarra.

Explicaram que a convocatória deste ano faz menção a dois aniversários que marcaram a história de Euskal Herria: o bombardeamento de Gernika e a conquista de Nafarroa.
No ano que vem, irão passar 75 e 500 anos, respectivamente, sobre esses dois factos. E 2012 é também uma data importante na agenda da Independentistak, «é um ano referencial para quem aposta na criação do Estado basco».

«Queremos passar de uma situação de escuridão para a luz verde da independência, e no ciclo 2011-2012 temos de dar grandes passos nessa direcção», salientaram.
Notícia completa: kaosenlared.net