sexta-feira, 18 de março de 2011

Acordo para uma força eleitoral de esquerda e abertzale em Nafarroa


Ao cabo de um ano de insistente demanda social de unidade abertzale em Nafarroa e quase dois meses depois de Aralar e PNV terem fechado a porta a esta opção, na terça-feira foi alcançado um acordo que dá resposta a esta aspiração. Os seus protagonistas são o Eusko Alkartasuna e a iniciativa Herritarron Garaia, apresentada no sábado passado por dezenas de cidadãos que propunham a acumulação de forças como via para a mudança política e social.

Na sequência da reunião que mantiveram na sede do EA na Plaza del Castillo, em Iruñea, ambas as partes tornaram pública uma nota em que anunciam que decidiram «dar impulso a uma força de cariz cidadão, progressista, abertzale e de esquerda».

«Sem qualquer complexo e conscientes da responsabilidade que temos para com esta sociedade, decidimos por acordo impulsionar uma nova força eleitoral - fazem saber. Vivemos um momento histórico e devemos acumular o máximo forças a favor da mudança política e social. Constatámos a necessidade de criar uma nova fórmula eleitoral de encontro que tenha os cidadãos como protagonistas e responda à demanda social de entendimento», acrescentam.

Este acordo tem uma perspectiva aberta. Herritarron Garaia e EA fazem um apelo expresso «a todas as pessoas de esquerda, abertzales, euskaltzales e progressistas» para que «se unam a esta iniciativa». Criaram um endereço de correio electrónico através do qual as adesões serão recebidas: herritarrongaraia@yahoo.es. E concluem com esta mensagem: «No contexto tão especial que Euskal Herria vive, chegou o momento dos cidadãos».
Notícia completa: kaosenlared.net

Ver também: «O Aralar afirma que a NaBai está «fechada» para a opção de esquerda e abertzale» (Gara)