sexta-feira, 11 de março de 2011

Três conferências em Gasteiz sobre o conflito basco por iniciativa da Hala Bedi

Nas três próximas segundas-feiras, dias 14, 21 e 28 de Março, a partir das 19h30, a Ignacio Aldekoa Kultur Etxea, em Gasteiz, será o palco de três conferências sobre o conflito político em Euskal Herria. Num momento em que estão criadas novas expectativas na política basca, a rádio livre Hala Bedi pretendeu trazer o debate para a rua com a organização destas conferências, que vão abordar o conflito sob diferentes ângulos, desde o ponto de vista jornalístico até à mediação internacional, sem deixar de lado o futuro de Euskal Herria como país.

«A política não é assunto que diga respeito a uma elite, é responsabilidade de todos os cidadãos», refere a nota de imprensa enviada aos meios de comunicação, antes de defender que o propósito destas conferências é o de «promover uma sociedade responsável e politicamente activa».

A rádio livre sustenta que «não existe conflito que não se possa solucionar por via do debate e da negociação», salientando que a forma de solucionar este conflito deve basear-se no respeito e na comunicação.

No entanto, critica o facto de, existindo hoje mais meios de comunicação que nunca, haver «menos informação veraz que nunca»; «muitos meios de comunicação e pouca diversidade de conteúdos», afirmam.

Mantendo a filosofia da Hala Bedi, para estas conferências foram convidados os sectores políticos mais relevantes do país, para, precisamente dessa forma, se procurar abranger uma maior diversidade. Contudo, segundo fazem saber na nota emitida, o PSE não quis participar no debate político.
Fonte: Gara

Kokapena / Localização: ver