sábado, 26 de março de 2011

Pedem dois anos de prisão para quatro pessoas acusadas de fazer pintadas contra o TGV


No próximo dia 31 de Março terá lugar o julgamento de quatro pessoas de Iruñea, para quem se pede 2 anos de prisão e 5000 euros de multa, além de 2500 euros de indemnização por parte do Município de Zizur, e 34 000 euros de fiança entre todos. «Enquanto a Administração nos recusa o debate social e gasta milhões em propaganda ao TGV, a oposição vê-se menosprezada, censurada e criminalizada quando tenta informar [a população] sobre as consequências do mesmo», denunciou a plataforma AHT Gelditu Elkarlana em conferência de imprensa.
«O objectivo deste primeiro julgamento em Nafarroa não é outro senão o de procurar meter medo à oposição ao TGV, através de um castigo exemplar, a poucos meses do começo das obras. Agora, vão esforçar-se por silenciar, amedrontar e deslegitimar de todas as formas a oposição ao TGV. E para isso não vão hesitar no recurso à repressão para silenciar as vozes contrárias a este projecto». Assim, incentivam os cidadãos a participar numa concentração de apoio a estas pessoas, que terá lugar na Audiência Provincial no próprio dia do julgamento, às 9h30.

Manifestação no dia 2 de Abril
Para além disso, para o dia 2 de Abril foi convocada uma manifestação em Iruñea (Antoniutti, 18h00) com o lema «TAV en Navarra: ¡No dejemos que arranque!», para denunciar este projecto «e exigir a sua paralisação enquanto não se verificar um debate real, até que seja fornecida uma informação veraz aos municípios, moradoras e moradores afectados e ao resto da sociedade sobre as consequências da sua construção, e um compromisso a favor de um modelo de transporte público e social, que respeite o meio ambiente e se adeqúe às nossas necessidades».
Fonte: ateakireki.com