segunda-feira, 21 de março de 2011

«Ongi etorri» ao jovem independentista Jon Anda, em Gasteiz


Na sexta-feira, depois de deixar para trás a prisão madrilena de Aranjuez, foi recebido calorosamente em Gasteiz por cerca de 500 pessoas, entre familiares, amigos e conhecidos, que lhe ofereceram um ramo de flores e um aurresku em sua honra. Na ocasião, defenderam a ideia de que tanto os jovens independentistas como todos restantes presos políticos bascos devem ser postos em liberdade quanto antes.
Jon Anda foi detido pela Guarda Civil no âmbito de uma grande operação policial, que decorreu na madrugada de 24 de em Novembro de 2009, sob a direcção do juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Grande-Marlaska. Nessa mesma operação foram presos trinta jovens por todo o País Basco, oito dos quais em Gasteiz, além de Jon.
O gasteiztarra afirmou ter sido submetido a «graves torturas» durante os dias que permaneceu incomunicável nas instalações da Guarda Civil. Depois, passou quase um ano e meio preso nas prisões de Soto del Real e Aranjuez. Saiu em liberdade na quarta-feira, depois de pagar uma fiança de 20 000 euros. Nesse mesmo dia, ao chegar a Gasteiz, recebeu um primeiro ongi etorri.
Por outro lado, com o lema «Utzi gazteria independentista bakean», estava convocada para ontem à noite (20h00), na Plaza Arka, em Gasteiz, uma concentração de protesto de contra a entrega de Aiala Zaldibar. A jovem independentista foi extraditada para o Estado espanhol na sexta-feira juntamente com Iraitz Gesalaga e Aitor García. Serão hoje presentes a um juiz da Audiência Nacional espanhola.
Fonte: askatu.org e Gara

Milhares de pessoas em concentrações pelos presos
Na sexta-feira à noite, o apoio aos direitos dos presos políticos bascos trouxe para as ruas vários milhares de pessoas, que participaram nas concentrações semanais da Etxerat. Destacam-se, pelo número de participantes, a de Gasteiz (com 553 pessoas), a de Iruñea (296) ou as de Ondarroa e Zarautz (172).
Para além disso, em Deba juntaram-se 40 pessoas, 20 em Mundaka, 41 em Lizarra, 37 em Getaria, 55 em Oñati, 30 em Antzuola, 95 em Lekeitio, 52 em Bergara, 100 em Bilbo, em frente à Sabin Etxea, 40 em Agurain, 40 em Elizondo, 70 em Galdakao, 50 em Andoain, 40 em Zizur, 60 em Lazkao, 97 em Algorta, 41 em Elgoibar, 73 em Etxarri-Aranatz e 65 em Urretxu-Zumarraga.
A solidariedade com os perseguidos políticos fez-se sentir também em Zornotza (103), Amurrio (45), Orereta (142), Bera (25), Soraluze (48), Lizartza (56), Lezama (14) e Lezo (40).
Em Irun, uma centena de pessoas protestou contra as detenções e torturas e exigiu a legalização do Sortu numa mobilização que terminou em frente à sede do PSE e que reuniu diversos colectivos da localidade.
Fonte: Gara