quarta-feira, 30 de março de 2011

Com base no exemplo de Nafarroa, EA e Alternatiba apostam na criação de uma força eleitoral para todo o país

Depois da reunião que mantiveram hoje, anunciaram contactos com soberanistas de esquerda de todos os âmbitos para criar «uma força eleitoral o mais ampla possível».

O Eusko Alkartasuna e a Alternatiba apanham o testemunho dos representantes navarros que no sábado passado fizeram um apelo à mudança no herrialde e defenderam a ideia de que se propagasse a todo o país. Assim o anunciaram, através de uma nota de imprensa, depois de manterem uma reunião ontem de manhã em Bilbo.

As duas forças políticas consideram necessário «apresentar à cidadania basca uma nova força eleitoral soberanista e de esquerda que aglutine vontades, para lá de siglas e conjunturas eleitorais, e que torne possível o início da mudança no nosso país».

Com esse propósito, EA e Alternatiba fizeram saber que vão iniciar uma dinâmica de trabalho para «apresentar uma proposta que represente o conjunto do soberanismo de esquerda sem vetos nem exclusões».

A esse respeito, informaram que vão iniciar uma ronda de contactos com soberanistas de esquerda de todos os âmbitos «para juntar forças com vista a alcançar um acordo o mais amplo possível também em Araba, Bizkaia e Gipuzkoa».

«Vão iniciar-se de imediato»
Estes contactos, referem, «vão iniciar-se de imediato». Ambas as forças consideraram, ainda, que o novo momento político cria «um cenário entusiasmante» para este país e para a consecução dos direitos básicos.
Fonte: Gara