sábado, 5 de março de 2011

A Procuradoria vai aplicar ao Sortu a técnica da construção de acusações


O procurador-geral do Estado, Cándido Conde Pumpido, anunciou ontem que irá agir contra o Sortu como já o fez contra a ANV, elaborando «complexos argumentos jurídicos para preencher um vazio normativo». Uma técnica que faz lembrar bastante a da «construção de novas acusações» que o ex-ministro da Justiça Juan Fernando López Aguilar pôs em prática para impedir a libertação de presos que acabavam de cumprir as suas penas.
Iñaki IRIONDO
Ver: Gara

«A esquerda abertzale pede que se intensifiquem os esforços para fazer que o Estado espanhol se mova» (Gara)
A esquerda abertzale julga que os acontecimentos desta semana deixam bem evidente «a atitude do Estado espanhol face ao novo cenário» e denunciou «o fechamento político dos que pretendem perpetuar a imposição e a negação do nosso povo». Perante isso, pediu que se intensifiquem os esforços e compromissos.

«Es necesario redoblar esfuerzos para cambiar la política del Estado español», de Ezker Abertzalea

No que diz respeito a López, lehendakari, «não está interessado em reunir-se com o Grupo Internacional de Contacto» (kaosenlared.net)
O lehendakari Patxi López afirmou que não está interessado em reunir-se com o Grupo Internacional de Contacto (GIC), porque desconhece «quais são os seus interesses e quem os chamou». Respondeu assim a uma questão do deputado do EA Juanjo Agirrezabala no Parlamento de Gasteiz.