quinta-feira, 17 de março de 2011

O juiz Grande-Marlaska foi atracção turística da Bizkaia numa feira em Madrid


O magistrado da Audiência Nacional Fernando Grande-Marlaska é para os responsáveis da Câmara Municipal bilbaína e para a Deputação biscainha, do PNV, um ícone promocional turístico no Estado espanhol. Por isso, foi convidado para uma festa em Madrid, na qual se gastaram 343.947,20 euros.

Foi a 20 de Janeiro que, na Galeria de Cristal do Palácio Cibeles, em Madrid, o magistrado da Audiência Nacional Fernando Grande-Marlaska, da mesma forma que outros 316 convidados e 149 acompanhantes, participou num evento promocional de Bilbao-Bizkaia, coincidindo com a feira de turismo Fitur.

Como a presença da dita estrela judicial não passou despercebida, a Deputação da Bizkaia justificou-se dizendo que Grande-Marlaska «é natural da Bizkaia», pelo que cumpria com os requisitos solicitados à empresa encarregada de fazer os convites. Da parte da Direcção de Promoção Turística, «não se colocou qualquer objecção à sua presença».

«Indignação e vergonha»
O grupo da esquerda abertzale nas Juntas Gerais da Bizkaia expressou «uma profunda indignação e vergonha» pelos 343.947,20 euros gastos na festa, aos quais há a juntar mais 258.099,26 gastos na montagem do stand de Bilbao-Bizkaia na Fitur.

Consideram que «para os políticos adeptos dos cocktails [em alusão aos jeltzales, com quinze autarcas à cabeça] vender o turismo da Bizkaia e de Bilbau implica ter de renunciar a Euskal Herria, e neste contexto, para o PNV, a Bizkaia e Bilbau hão-de isolar-se do resto do país, ir sozinhos e, já agora, se nesse caminho for necessário obsequiar e fazer rapapés aos elementos mais retrógrados, antidemocráticos e rançosos do Reino de Espanha, então faça-se».

Se consideram «indigno» o facto de ter oferecido um cocktail oneroso com dinheiros públicos a dirigentes de empresas construtoras, energéticas e grupos de comunicação espanhóis, ainda o é mais o facto de se ter convidado Grande-Marlaska.
«Um verdadeiro insulto e uma vergonha é que com o dinheiro de todos se tenha convidado um juiz responsável pelo encarceramento de centenas de jovens pelo mero facto de levarem a cabo uma actividade política», afirmam.

No que respeita à justificação dada por Sierra-Sesumaga, qualificam-na de «patética». «Será que Marlaska transmite uma visão positiva da Bizkaia? Pode ser considerado um embaixador? Esta é - acrescentam os abertzales - a coerência de Urkullu, Bilbao e os seus, é este o seu estofo moral, é esta a sua coerência política quando, à boca pequena, criticam determinadas razias deste mal chamado juiz, transformado em inquisidor».
Agustín GOIKOETXEA
Notícia completa: Gara

A Iniciativa contra a Tortura em Navarra convoca um fórum cívico para 25 e 26 de Março
Membros da Iniciativa Contra a Tortura em Nafarroa deram ontem uma conferência de imprensa em que anunciaram a convocatória de um fórum cívico contra a tortura para os dias 25 e 26 de Março, «com o objectivo de pôr preto no branco a existência de torturas em Nafarroa e, sobretudo, debater acerca do que a sociedade civil pode fazer para conseguir erradicar a tortura do nosso país».
Ver: ateakireki.com

Leituras:
«De la tortura», de Jon ODRIOZOLA, jornalista

«"Dialogar" bajo tortura», de Victoria MENDOZA, psicoterapeuta