sexta-feira, 11 de março de 2011

Movimento pelos Direitos Civis apela à participação na mobilização de sábado em Iruñea

O grupo de trabalho de Nafarroa do Movimento pelos Direitos Civis e Políticos de Euskal Herria apresentou-se numa conferência de imprensa, na qual foram fornecidos detalhes sobre a manifestação convocada para este sábado.
A manifestação irá passar por «cinco dos pontos nevrálgicos das violações de direitos civis que sofremos diariamente»: a sede do PSOE, o Parlamento de Navarra, a esquadra da Polícia Nacional, a prisão e a Audiência Provincial.
A marcha partirá às 13h00 do Paseo Sarasate. Nesse mesmo dia haverá também concentrações pelos direitos civis em Donostia, Bilbo e Gasteiz.
VER: ateakireki.com
Inclui: "Manifiesto del Movimiento por los Derechos Civiles en Nafarroa"

Deputados europeus contra os mandados de detenção
Numa altura em que a jovem Irati Tobar - contra quem foi emitido um mandado europeu de detenção - e os vereadores abertzales Iker Elissalde e Xabi Irigoien mantém uma greve de fome, em Hendaia, precisamente contra estes mandados de detenção, em Bruxelas Catherine Grèze e François Alfonsi, deputados do Europa Ecologia-Os Verdes e do Régions et peuples solidaires, manifestaram-se preocupados em virtude da «repressão que se abateu sobre jovens militantes bascos do movimento Segi». Aludem «à brutalidade inaceitável» da sua detenção e ao facto de «diversos eleitos ecologistas e regionalistas terem sido molestados nessa ocasião».
Os deputados não aceitam «que uma caução europeia seja sistematicamente concedida a Espanha quando, em nome da luta contra o terrorismo, não faz mais que perseguir militantes pelo delito de opinião!». Por fim, pedem apoio para o processo de paz iniciado no País Basco. G.T.

O iruindarra Esteban Murillo recupera a liberdade
A Audiência Nacional espanhola decretou na terça-feira o arquivamento do processo contra Esteban Murillo, argumentando para tal que o crime já tinha prescrito. Após esta decisão, o habitante de Iruñea abandonou na terça-feira à tarde a prisão de Saragoça, onde se encontrava encarcerado.
De acordo com o auto, quando Murillo foi constituído arguido já tinha passado mais de 15 anos sobre a prática do delito.

Ibai Agirrebarrena, em liberdade
O jovem Ibai Agirrebarrena, que tinha sido detido na terça-feira de manhã pela Polícia francesa, pôde seguir hoje em liberdade.
Agirrebarrena tinha sido preso pela primeira vez em Junho de 2009. Depois de onze meses na prisão, em Maio do ano passado foi posto em liberdade, mas sujeito a medidas de controlo judicial.
Depois de proceder à detenção de Agirrebarrena, a Polícia prendeu Jon Goio Jimenez, que foi encarcerado anteontem na prisão de Seysses.
Entretanto, ontem ao fim da tarde ficou-se a saber que a Polícia francesa deteve Eider Zuriarrain em Donibane Lohizune (Lapurdi), pelas 17h00, entregando-a ao Estado espanhol às 18h00. De acordo com a agência Efe, será amanhã presente a um juiz da AN espanhola. Sobre a jovem deustuarra pendia um mandado de detenção emitido por este tribunal especial, a que o Tribunal de Pau deu luz verde no dia 1 de Março. Zuriarrian, que não recorreu da decisão, encontrava-se em liberdade sob controlo judicial desde o dia 15 de Fevereiro. Tinha sido detida em Baiona cinco dias antes. 
Fonte: Gara e Gara