sexta-feira, 4 de março de 2011

Irati Tobar: «Sei que vou acabar na prisão»


Irati Tobar, a única dos oito jovens que se mantiveram encerrados na Câmara Municipal de Izpura que permanece em liberdade, afirma estar ciente de que vai ser detida e encarcerada «a qualquer momento». Numa entrevista realizada na casa do eleito que a recebeu em Hendaia, avalia o apoio que receberam em Ipar Euskal Herria, tanto por parte de sectores abertzales como de outras tendências políticas.

Com uma grande integridade, Irati Tobar relata, em casa do eleito abertzale que a recebeu em Hendaia, os intensos dias que os jovens viveram nas duas últimas semanas, desde que se fecharam na sala Faustin Bentaberri, em Izpura, e aborda os bons e maus momentos por que passou.

Em declarações efectuadas em euskara para o projecto documental que Josu Martínez está a preparar, a jovem de Portugalete (Bizkaia) avalia os apoios que recebeu em Ipar Euskal Herria e considera que são mais um passo no movimento surgido contra os mandados europeus de detenção. Afirma estar consciente de que, mais tarde ou mais cedo, vai ser detida e encarcerada, mas mostra-se tranquila porque «é a realidade» e pede que se continue a trabalhar para que estes casos não se repitam no futuro.

Apoio de eleitos Hendaia
Tobar recebeu apoio de vários eleitos de Hendaia. A jovem deslocou-se anteontem à tarde à Câmara Municipal, onde assistiu à sessão que ali decorreu. O eleito abertzale Iker Elissalde distribuiu uma folha informativa pedindo compromissos concretos. No texto, inclui-se o pedido de não aplicação do mandado europeu de detenção, algo que foi subscrito por alguns eleitos.
O ex-autarca e membro do Conselho Geral, o socialista Kotte Ezenarro, prometeu que iria apoiar a jovem, que passou a noite em casa de um cargo do Hendaia Anitza.
Ontem de manhã, edis deste grupo levaram a jovem de carro para casa de Elissalde.

Anteontem, a Polícia francesa efectuou a detenção de outros três jovens independentistas: os irmãos donostiarras Xalbador e Jazint Ramírez, e o larrabetzuarra Endika Pérez. As detenções foram feitas de forma muito violenta.
Fonte: Gara

Na foto: Irati Tobar entre o conselheiro do PS Kotte Ezenarro e o vereador abertzale Iker Elissalde, anteontem, na Herriko Etxea de Hendaia. (kazeta.info)

Sobre as quatro pessoas detidas esta semana em Bilbau:
«Familiares pedem que os detidos deixem de estar incomunicáveis, sobre os quais meios espanhóis lançam graves acusações» (Gara)