sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Em Bilbo, manifestação para reivindicar a identidade basca e contra a imposição espanhola

Cidadãos comprometidos com Euskal Herria e Bilbo convocaram ontem uma manifestação para dia 26 de Agosto, dia grande da Aste Nagusia, para defender, «para lá de conflitos, de forma construtiva», as marcas da identidade basca face às imposições. A mobilização partirá às 12h00 do Sagrado Corazón e terá como lema «Inposaketarik ez! Nazioa gara» [Não às imposições! Somos uma nação].

Irkus Robles, pregoeiro de 1999; Larraitz Cisneros, txupinera de 2007; Irati Ugalde e Iker Uriguen, membros de comparsas; o escritor Edorta Jiménez, a jogadora do Athletic Eba Ferreira, a bertsolari Oihana Bartra e o alpinista Alex Txikon deram ontem uma conferência de imprensa em Bilbo para declarar publicamente o seu firme compromisso com a construção de um novo tempo em que «sejam ultrapassadas todas as imposições e em que a palavra e a decisão deste povo sejam respeitadas».

Esclareceram que os cidadãos não devem ficar pela mera reivindicação, pois, tal como foi sublinhado por quem representou os símbolos da Aste Nagusia em 1999 e 2007, «é a própria identidade do nosso povo que determina a existência de uma nação». Daí que reivindiquem um modelo que garanta a sobrevivência e o futuro do país.

Apesar do desejo de mudança e dos «grandes passos» que estão a ser dados para construir um cenário de paz e democracia, avançando no processo de normalização política e democrática, afirmaram que as violações de direitos continuam, da mesma forma que «a imposição de iniciativas e símbolos que desprezam a nossa cultura, a nossa língua e a nossa identidade nacional».

A um nível geral, pediram que se acabe com a perseguição e criminalização do trabalho político. A imediata legalização da esquerda abertzale seria, em seu entender, um passo «importante e indispensável» no processo de normalização.

Também se referiram aos ataques que Madrid e Paris levam a cabo «com a vã pretensão de ocultar a existência de Euskal Herria como nação». E não se esqueceram do trabalho que, também neste campo, é desenvolvido pelos executivos de Gasteiz e Iruñea. «Sirvam como exemplo, entre muitos outros, as medidas contra o euskara no que se refere aos perfis linguísticos e a introdução da terceira língua no ensino», referiram. / Agustín GOIKOETXEA
Notícia completa: Gara

Ver também:
«No dia 26, em Bilbo, manifestação contra a imposição espanhola em Euskal Herria» (boltxe.info)

«O PP pede a Ares que proíba a manifestação pela identidade basca em Bilbo» (Gara)