quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Leituras


«Una verdad rodeada de falsedades», de Tomás URZAINQUI MINA, jurista e historiador (Gara)
Apesar de a batalha de Orreaga ter de facto ocorrido, e de ter significado a consolidação da independência dos bascos e o nascimento do reino de Pamplona, o autor fixa a sua atenção na utilização deste facto histórico para diversos fins, e centra-se nos quatro principais relatos figurados, a saber: Santiago, «La chanson de Roland», o pseudoprotagonismo de Castela e as calúnias aos navarros. Conclui avisando que esses relatos intencionados são fonte de «velada apologia da conquista».

«Erase un reino católico…», de Josu SORAUREN, escritor e investigador (boltxe.info)
Uma instituição que desde o seu início optou pela ligação ao poder civil e às oligarquias. Condenou – e expurgou – sem misericórdia qualquer tentativa, por parte dos seus membros, para restaurar e viver os princípios evangélicos, promoveu, por interesses políticos e económicos, cruzadas terríveis, guerras de religiões…

«En busca de la prueba definitiva», de Maite SOROA (Gara)
Cada vez que o Bildu, a esquerda abertzale ou qualquer das associações que reivindicam o respeito pelos direitos cívicos e políticos são notícia, a caverna reage dizendo «agora sim, temos a prova definitiva».

«Confidencias», de Maite SOROA (lahaine.org)
A visita do Papa a Madrid centra as atenções da imprensa da direita. Mas não podem passar sem falar, é como quem diz, do país vizinho a norte.

«Afilan cuchillos sin saber dónde cortar», de Maite SOROA (Gara)
Já podem ver como vai o pátio dos vizinhos. É chegado o momento de apresentarmos uma proposta conjunta de país que corte com essas amarras.