sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Etxerat denuncia novas agressões a presos políticos em Soto del Real e em Lyon

A Etxerat fez saber, ontem, que o preso político Aitzol Gogorza Otaegi, que se encontra na secção de isolamento de Soto del Real, foi agredido no dia 30 de Julho na sua cela.

Após a sua visita, contou a associação, o prisioneiro errenteriarra foi conduzido de novo à sua cela, onde o deixaram com a porta aberta. Os presos - esclareceram - habitualmente fecham a porta quando regressam. De imediato, três funcionários entraram na cela e começaram a revistá-lo. Posteriormente, revistaram a cela, «deixando-a completamente do avesso», e um quarto carcereiro entrou e mandou Gogorza tirar os sapatos.

O prisioneiro tirou os sapatos e o funcionário, referiu a Etxerat, disse-lhe que os apanhasse e lhos entregasse, mas aquele recusou-se, pois nesse momento estava também a ser revistado. «Era a terceira revista consecutiva que lhe faziam e achava que estava a ser humilhado», explicaram.

Depois desta «tentativa de humilhação» por parte do funcionário, Gogorza levou três socos, afirmam. Como consequência, começou a gritar e uma presa social que ouviu os gritos começou a bater na porta e a gritar que acabassem com a agressão. «Ela também acabou por ser fortemente espancada», precisaram.

Este não foi o único caso de maus-tratos a presos denunciados pela associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos, que diz serem constantes. «Exigimos que se acabe com esta violência sistemática. A política penitenciária, assente em claves repressivas e de utilização, deve dar uma grande volta e respeitar os direitos das presas e presos políticos bascos», destacaram, exigindo ainda «compromissos» para que isso se torne realidade.

Mais dispersão
Em Lyon, Mikel Albisu, Marixol Iparragirre, Urko Labaka, Alejandro Zobaran, Jone Lozano e Eider Uruburu mudaram de cela na semana passada. «Costumam mudar de cela de dois em dois meses, mas desta vez foram alvo de dispersão», disseram.

A Etxerat criticou o facto de os seis cidadãos bascos encarcerados em Lyon terem sido retirados das «celas com maus modos, tendo havido agressões físicas no caso dos homens». Assim, Alejandro Zobaran foi transferido enquanto o agarravam pelo pescoço e Mikel Albisu apresenta manchas negras por todo o corpo.

Como consequência disso, não se apresentaram à audiência em que iam ser sancionados e os seis presos políticos foram levados para o mitard.
Fonte: Gara

Apelo à manifestação em defesa de Daniel Derguy
Na próxima segunda-feira, dia 15 de Agosto, haverá uma manifestação contra o mandado europeu e a favor de Daniel Derguy em Donibane Garazi. À medida que a data se aproxima, os apelos solidários multiplicam-se.
Assim, ontem o sindicato de agricultores ELB divulgou um comunicado em que exige que «o processo movido contra Daniel Derguy seja abandonado e que os estados se empenhem na construção de um processo de paz, conforme com vontade dos cidadãos». O comité NPA de Angelu (Lapurdi) também emitiu um comunicado em que «exige a paragem dos processos contra Daniel Derguy e Aurore Martin».
Fonte: Lejpb