domingo, 14 de agosto de 2011

«Iparra galdu baik - Sin perder el norte», para que Ibon regresse a casa são e livre

O estado de saúde de Ibon Iparragirre, preso político ondarrutarra, é bastante delicado. Sofre de SIDA há mais de vinte anos mas, até à sua detenção, conseguiu manter um estado de saúde razoável, seguindo um tratamento alternativo à base de frutas e outros complementos recomendado pelo seu médico de confiança. Isso permitiu-lhe não ter de recorrer aos tratamentos convencionais com retrovirais.

O seu estado de saúde piorou drasticamente desde que foi encarcerado, há um ano e meio; as autoridades do centro não o deixam continuar com o tratamento e ele recusou-se a aceitar, em consciência, o convencional.

Encontra-se actualmente numa cela de isolamento da prisão Sevilla-II, um espaço com apenas 10 m2 e que não o protege do calor do Verão e do frio do Inverno. Passa o dia deitado no catre e está tão fraco que já ponderou renunciar às três escassas horas diárias de pátio. Em virtude do seu estado, o médico da prisão - Sevilla II - solicitou que fosse posto em liberdade condicional - por doença terminal - tal como exige a lei, mas o Ibon continua na prisão.

Um tribunal aprovou uma consulta, a ter lugar em Junho último, na qual iria ser submetido a um exame completo, mas a direcção da prisão não deu autorização. Um mês depois, voltou a acontecer o mesmo. De acordo com as últimas análises que lhe foram feitas em Sevilla-II, as defesas de Ibon estão a 65, ou seja, no limite: uma pequena ferida ou a mais leve expectoração podem complicare as coisas de forma dramática. Para além disso, a sua condição clínica está na origem de várias complicações psicológicas graves. O centro prisional em que se encontra não reúne as condições mínimas para a sua recuperação e a direcção não lhe permite prosseguir com o tratamento.

Se não forem activados todos os mecanismos de difusão, mobilização e pressão sobre os responsáveis institucionais no sentido de ser possível a sua transferência para um centro de saúde onde possa receber o tratamento adequado à sua doença, a sua vida corre perigo. No dia 15 de Julho, representantes das associações Jaiki Hadi e Etxerat deram uma conferência de imprensa em Bilbo em que reclamaram a sua libertação imediata, em virtude da doença grave que padece.

A plataforma «Iparra galdu baik»/«Sin perder el norte» foi criada com o propósito de conseguir que Ibon regresse a casa são e livre.

IBON ASKATU, IBON BIZIRIK ETA LIBRE!
Liberdade para o Ibon! Ibon vivo e livre!
SEVILLA 2-KO HERIOTZA-KORRIDOREARI EZ!
Não ao corredor da morte de Sevilha!
LEGEA APLIKATU ORAIN!
Aplicação da lei já!

Se lhe quiseres escrever, para o animar:
Ibon Iparragirre Burgoa
Centro penitenciario: Sevilla II
Paraje de las mezquitillas SE-451 km5,5
41530 Morón de la Frontera (Sevilla)

Fonte: boltxe.info