quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Paródia ao TGV, face às primeiras expropriações no tramo Cadreita-Alesves

Activistas da AHT Gelditu Elkarlana realizaram um protesto contra o projecto do TGV em frente à Câmara Municipal de Cadreita (Nafarroa) no momento em que se lavravam as actas de expropriação para as obras.

Vídeo: Protesto anti-TGV em Cadreita

Fotos: Ni una robada para el TAV. AHT gelditu! (ekinklik.org)

Um grupo de activistas anti-TGV, vestidos de fato e usando cabeleiras coloridas, realizaram protesto-paródia em frente ao edifício da Câmara Municipal da localidade navarra. Na ocasião, mostraram uma faixa em que se lia «Mas que un circo, esto es un robo. Ni una robada para el TAV» e diversas pancartas [em que se lia «Navarra no puede perder el tren del progreso» ou «El cemento corre por nuestras venas»] e distribuíram folhetos informativos sobre o projecto da Alta Velocidade às pessoas que se aproximavam.

Nessa altura, no interior da Câmara Municipal lavraram-se as actas de expropriação forçada do tramo do TAV que une Cadreita e Alesves. Amanhã, será a vez de Alesves ser expropriada.

A associação AHT Gelditu tem vindo a afirmar que as obras carecem de uma declaração de impacto ambiental actualizada, pelo que, se tiverem início, o farão de forma irregular.

Referem ainda que todo o projecto se encontra numa situação «frágil e incerta», uma vez que a continuidade das obras no tramo Castejón-Tutera ainda não foi confirmada, da mesma forma que ainda não existe uma data para a ligação entre Iruñea e a denominado «Y basco». A AHT Gelditu Elkarlana lembra que o TGV é a infra-estrutura mais cara de toda a história de Nafarroa (mais de 3000 milhões de euros).
Fonte: Gara