terça-feira, 9 de agosto de 2011

Leituras

«Dos», de Julen ARZUAGA, Giza Eskubideen Behatokia (Gara)
Arzuaga repara numa semelhança entre os dois candidatos mais bem colocados para aceder à Presidência do Governo espanhol, a saber, que ambos foram ministros do Interior, o que parece ser demonstrativo do nível sociopolítico do Estado. Depois de recordar brevemente a passagem dos dois ex-ministros pelo Ministério do Interior, afirma que o alvo a abater actualmente é o Bildu e o independentismo em geral, mas que, em qualquer caso, o vencedor terá uma oportunidade, a da normalização política do Estado, que terá de gerir com mais habilidade do que a patenteada até agora.

«Una alianza lograría la mayor representación abertzale de la historia», de Ramón SOLA (kaosenlared.net)
Um não do PNV à aliança eleitoral com a esquerda abertzale, EA e Alternatiba tornaria mais frágil a possibilidade histórica de «o direito a decidir» contar com uma representação poderosa em Madrid.

«El fin de la impunidad», de Carlo FRABETTI (boltxe.info)
Há apenas dez anos, a maioria da população julgava que a tortura tinha acabado com a suposta transição para a democracia; hoje só a negam os néscios e os canalhas.

«El PP ordena a sus dirigentes suavizar los ataques a Bildu», de Carlos TENA (lahaine.org)
Esperam tirar proveito de um suposto comunicado da ETA a anunciar a sua dissolução, algo que poderia ocorrer muito depois da jornada eleitoral