segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ondarroa: as festas de Andra Mari não abrandam o ritmo, mesmo depois de um fim-de-semana intenso

Ondarroa vive uma nova etapa marcada pela esperança. Ao longo dos últimos meses, os habitantes do município costeiro biscainho tiveram diversas razões para vir para a rua, misturando a alegria e a reivindicação na maior parte dos casos. É neste contexto que chegam as festas de Andra Mari 2011. Uma oportunidade para poder gozar as festas num contexto de muito maior normalidade do que a vivida nos oito anos anteriores.

As actividades arrancaram na quinta-feira passada com o Santa Klara Eguna, em que os mais pequenos contaram com um espaço próprio e em que o almoço popular foi um dos pratos fortes da jornada, bem como a homenagem aos arrantzales [pescadores] falecidos. Na sexta-feira, as crianças foram novamente alvo de atenção especial, destacando-se ainda o campeonato de mus e a ginkana organizada pelo clube Aurrera.

O fim-de-semana começou com o Gazte Eguna, que incluiu, entre outras actividades, um almoço para jovens, um encontro entre o conjunto local e os juvenis do Athletic, uma tanborrada pelas ruas do município e os concertos dos Trikizio e Ze Esatek. No domingo, centenas de pessoas juntaram-se no almoço do Amnistia Eguna, jornada para recordar os perseguidos políticos da localidade. Com menção especial para Ibon Iparragirre, preso no Estado espanhol e que sofre de uma doença grave e incurável. Nos últimos dias, tem havido muitas iniciativas em Ondarroa para exigir a sua libertação.

A solidariedade prosseguiu com a exposição fotográfica «Kilómetro 0», da autoria do fotógrafo biscainho Josu Trueba, e que visa mostrar as mil faces da dispersão. A noite ficou marcada pela manifestação a favor da amnistia, a verbena e a corrida.

Hoje é o dia grande das festas, que conta com múltiplos aliciantes. Na parte da manhã, haverá o concerto da banda de Mutriku, jogos infantis e um aurresku de honra aos familiares dos presos políticos bascos. Para a tarde estão previstos jogos de pelota basca, diversos campeonatos populares e a participação da Andrabanda Feminista. Depois do fogo de artifício, haverá uma sessão especial de dança em Itsasaurre e o concerto de Lobo Eléctrico e Aire Aire. / Beñat ZARRABEITIA
Notícia completa: Gara

VER fotos: turrune e turrune

Amets amets egin (canção popular de Ondarroa)

sueña, sueña, hombre de mar, / sueña, que tu sueño puede pasar. // Otra vez vendras al muelle de Ondarru, / alli tienes a tu amor, a la que esperas, / otra vez vendras, con tu barca, / alli tienes a tu amor y tu corazón. // alli tienes a tu amor y tu corazón.
Tradução para castelhano: musikazblai