sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Governo navarro inicia investigações por causa do txupinazo das festas de Leitza

A homenagem aos presos durante o txupinazo das festas de Leitza, na quarta-feira, está na origem de um novo caso mediático, ao qual se juntou, desta vez, o Governo de Nafarroa, ao anunciar medidas legais contra a Câmara Municipal, governado pelo Bildu [obteve 9 dos 11 vereadores eleitos]. O Executivo liderado por Yolanda Barcina considerou «desprezível» o facto de se terem exibido bandeiras a favor da aproximação dos presos políticos bascos e de se ter mencionado o nome de alguns deles.

Numa nota oficial, o Governo navarro disse que as bandeirolas contra a dispersão «transformaram um acto festivo numa homenagem ao terrorismo». Embora não tenha chegado a utilizar a designação «crime de enaltecimento», referiu que «poderia contornar a legalidade», pelo que pediu aos seus serviços jurídicos que estudassem o caso. De qualquer forma, seguiu por outra via em busca de uma sanção para Leitza, ficando a Polícia Foral encarregue de verificar se se cumpre a Lei dos Símbolos.

A notícia de que, momentos antes de se lançar o foguete, quatro pessoas com máscaras brancas apareceram na praça com bandeirolas e um cartaz que rezava «Ez gaude denok» [Não estamos todos] causou muita polémica. Na varanda municipal também se viram bandeirolas, e vários membros da Bilgune feminista levavam vestidas T-shirts de apoio a Jone Lozano. Estes elementos foram-se alterando conforme saltavam de um meio de comunicação para outro. No final, alguns deles chegaram a falar de «cartazes da ETA» na praça de Leitza.

Aritz INTXUSTA
Fonte: Gara

Foto de arquivo; na faixa lê-se: «a solidariedade não é um crime!».

Entretanto, chegaram novas fotos «solidárias» das festas de Baiona
Ver: Argazki batzuk 2011ko bestak (Baiona_Askatu)