sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Etxerat não vai pagar as multas pela manifestação de há dois anos

A Etxerat fez saber que não vai pagar as multas que lhe foram impostas por participar numa manifestação a favor do repatriamento dos presos políticos bascos no dia 14 de Agosto de 2009, que foi proibida «de forma injusta» pelo Departamento do Interior de Lakua e pela Audiência Nacional espanhola.

A manifestação tinha sido convocada pela Etxerat para o dia 14 de Agosto de 2009, no contexto da Aste Nagusia donostiarra, como é costume há décadas. O montante das multas atribuídas às pessoas que levavam a faixa dianteira ascende a 2500 euros.

Na conferência de imprensa que hoje deram na Sarriegi plaza, em Donostia, os representantes da Etxerat Josune Dorronsoro e Periko Estonba, cada qual multados em 500 euros, tal como outros três familiares de presos políticos, por levarem a faixa, lembraram que, quando os manifestantes partiram da Konstituzio plaza em direcção ao Bulebarra da capital guipuscoana, agentes da Ertzaintza impediram-nos de prosseguir e identificaram quem levava a faixa.

Dorronsoro e Estonba afirmaram que a proibição dos actos organizados pela Etxerat para esse dia responde «mais a um impulso propagandístico do então recém-empossado conselheiro do Interior» do Governo de Gasteiz, Rodolfo Ares, que «a questões de Direito».

Neste sentido, afirmaram que o trabalho da Etxerat se viu «pressionado e acossado tanto política como mediaticamente nos últimos anos», quando a «razão de ser» deste colectivo, composto por «um conjunto amplo de pessoas que conhecem em primeira mão a política penitenciária e as suas graves sequelas, e sofrem com ela», é «a necessidade e a vontade» de que a essa política «desapareça quanto antes».
Criticaram também o facto de, com a desculpa da Aste Nagusia de Donostia, terem alterado o percurso que fazem todas as sextas-feiras, às 20h00 horas, pela Alde Zaharra e pelo centro da cidade em defesa dos direitos dos presos.

Na sua opinião, isto é «mais uma prova de como alguns recorrem aqui e agora ao "posso e mando", um verdadeiro exemplo de diálogo». Dorronsoro e Estonba disseram que a Etxerat é uma associação «de defesa dos direitos humanos» e que os seus membros são «uma das múltiplas consequências do conflito» que o povo basco vive.
Notícia completa: Gara

Ainda da Aste Nagusia de Donostia, outras festas:
«O PP pede desculpa pelo brinde dos seus vereadores com Izagirre (Bildu)», de Ramón SOLA (Gara)

«Donostia : une photo crée la polémique» (Lejpb)