quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Leituras

«Reforma constitucional: Euskal Herria necesita un status de soberanía política y económica total», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)
A máxima neoliberal do «Deficit 0», cunhada nos tempos de Ronald Reagan e Margaret Thatcher e promovida agora pelos Governos de direita de Nicolas Sarkozy e Angela Merkel, vai ser aplicada pelo PSOE e o PP.

«Lakua no dará voz a Bildu en el debate de su Ley Municipal», de Iñaki IRIONDO (Gara)
O lehendakari não prevê nenhuma via de participação para a coligação abertzale que, com 953 vereadores e uma centena de autarquias, é a força política com maior força municipal da CAB [Comunidade Autónoma Basca, sem incluir Nafarroa]

«El "plan de paz" del gobierno vasco», de Lau Haizetara Gogoan* (lahaine.org)
Porque é um crime contra a humanidade torturar, assassinar e fazer desaparecer os detidos; reprimir as marcas de identidade próprias de um povo; ou negar aos cidadãos os direitos humanos, civis e políticos fundamentais.
* subscrevem o artigo Jesus VALENCIA, educador social, Antxon GOMEZ, Gotzon GARMENDIA, Manu SAINZ, Andoni TXASKO e Iñaki ASTOREKA.

«Gazte bat gehiagoriz ez! ¡No a los juicios farsa!», de Oihan ATAUN, Mikel MARIN, Mikel FLAMARIKE, Gorka SUESKUN, Iker ARISTU, Mikel BEUNZA, Diego OCTAVIO (ateakireki.com)
Os jovens abaixo-assinados querem comunicar à sociedade que nos próximos dias 4, 5, 6, 17, 18 e 19 de Outubro vão ser julgados na Audiência Nacional, sucessora directa do franquista Tribunal de Ordem Público, depois de terem sido detidos, submetidos a um período de incomunicação, torturados e encarcerados em 2008.

«Desmontando la verdad y la democracia», de Maite SOROA (Gara)
Claro que alguns não ficam convencidos com a história dos votos, e por isso Anson diz que, embora «não seja fácil desmontar o que se fez (...), é preciso tentar».