O Zeledon ou Celedón desceu para a Ama Zuriaren enparantza ou Praça da Virgem Branca às 18h00 em ponto. Lá em baixo, encontravam-se milhares de pessoas, que queriam dar início às festas de Gasteiz.
Depois, o Zeledon de carne e osso, que este ano voltou a ser Gorka Ortiz de Urbina, mergulhou no meio da multidão e, de guarda-chuva na mão, atravessou a praça por entre as ondas de foliões. O autarca de Gasteiz, Javier Maroto, foi o primeiro a recebê-lo na Câmara Municipal.
Ao sol, era possível ver muitas bandeirolas e faixas a favor dos presos políticos bascos e da independência.
O deputado geral Gipuzkoa, Martin Garitano, também se encontrava no local, juntamente com os familiares dos presos políticos Maite Díaz de Heredia e Gotzone López de Luzuariaga.
Fonte: Gara / Foto: Noticias de Alava
Suplemento do Berria: «Andre Mari Zuria. Hemen da Zeledon» (euskaraz)
«¿Que Gasteiz se encontrara Celedon esta tarde?», de Sare Antifaxista (SareAntifaxista)
Celedón, o caseiro de Zalduondo, voltará hoje, como todos os anos a 4 de Agosto - e já lá vão 54 anos -, à Praça da Virgem Branca de Gasteiz.
As Gasteizko Txosnak atribuem o Galardão Txosnisaria 2011 à Associação 3 de Março
Este ano, o galardão Txosnisaria, que foi atribuído o ano passado por ocasião do 30.º aniversário da Gasteizko Txosnak, vai ser novamente entregue.
Desta vez, a distinção coube à Asociación 3 de Marzo, «pela dignidade demonstrada nos seus 35 anos de existência e porque a situação vivida pelas classes populares é bastante grave».
Fonte: SareAntifaxista via lahaine.org