segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Na Catalunya, o Bildu dá a conhecer a razão do seu êxito eleitoral, mesmo vigiado pela Guarda Civil

Os representantes do Bildu terminaram no sábado um ciclo de conferências que os levou a percorrer, na semana passada, com os anfitriões da Solidaritat per la Independencia (SI), grande parte do território catalão. O propósito era comunicar, de viva voz, a sua experiência enquanto coligação entre forças soberanistas e dar a conhecer a sua entrada, com grande êxito, nas instituições bascas, na sequência das últimas eleições municipais e forais. / A. TERRONES
VER: Gara

A Guarda Civil manda agentes para «controlar» a presença de políticos do Bildu na Catalunya
Mandou três agentes a uma conferência e dois a um almoço, mas ficaram de barriga vazia. Imaginamos que o controlo não visasse unicamente os políticos bascos, mas todos os presentes. Listas negras, já sabemos...

A Guarda Civil mandou agentes à paisana para a conferência que a porta-voz do Bildu, Lorena López, deu em Girona, segundo denunciou a Solidaritat Catalana. O encontro, que foi organizado pela Solidaritat per la Independencia (SI), encheu a Farinera Teixidor e contou com a «discreta» vigilância dos agentes do Servicio de Información de la Guardia Civil (SIGC).
O SIGC destacou três agentes, dois dos quais ficaram a exercer o ofício num banco em frente ao edifício, enquanto o terceiro foi lá dentro ouvir a conferência, de acordo com fontes oficiais da Solidaritat.
No dia seguinte, em Vic, os dois agentes destacados tiveram de ficar mais afastados do evento em causa, pois tratava-se de um almoço para o qual era preciso fazer marcação. «Por esta razão, não entrou», afirmaram as mesmas fontes.
Fonte: kaosenlared.net