segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Em Loiola, a Etxerat lembra às autoridades a situação dos presos

Martín Garitano e Lohitzune Txarola não assistiram ao acto religioso, presidido pelo bispo José Ignacio Munilla, no qual esteve presente a conselheira da Educação do Governo de Gasteiz, Isabel Celaá.

O autarca de Azpeitia, Eneko Etxeberria, do Bildu, recebeu hoje de manhã na Câmara Municipal a conselheira da Educação, que ali esteve em representação do Executivo de Patxi López, o deputado geral de Gipuzkoa e a presidente das Juntas Gerais, entre outros representantes públicos, no acto institucional anual que tem lugar por ocasião da celebração do dia Santo Inácio.

Após a recepção, os convidados foram até à Basílica de Loiola. No lado de fora do edifício, um grupo de membros da Etxerat lembrou às autoridades a violação de direitos que os presos políticos bascos sofrem nas prisões espanholas e francesas e exigiram o seu repatriamento. Dois representantes entregaram-lhes em mão um relatório sobre a situação dos seus familiares.

No interior da basílica, o bispo de Donostia, José Ignacio Munilla, pediu na sua homilia que a ETA acabe, tendo afirmado que «a verdadeira paz não pode nascer de meros cálculos políticos, mas do verdadeiro arrependimento».
Nenhum dos representantes do Bildu assistiu à cerimónia religiosa, durante a celebração da qual dialogaram, cá fora, com os familiares dos presos ali concentrados. Em declarações à imprensa, Garitano pediu «a imediata derrogação da doutrina Parot, que é a pena perpétua, o fim da dispersão, a libertação dos presos que se encontram doentes e daqueles que estão em condições de aceder à liberdade condicional».
Fonte: Gara

Vídeo: Conferência de imprensa da Etxerat depois da concentração realizada em Loiola (Gara)

Fotos: Imagens da cerimónia anual na Basílica de Loiola e da concentração pelos presos realizada pela Etxerat (Berria)