terça-feira, 16 de agosto de 2011

Leituras

«Bildu en Catalunya», de Toni STRUBELL i TRUETA (boltxe.info)
Quando isto passar, o unionismo espanhol começará a notar que o Bildu não é a sua única preocupação para criar a utopia unitária espanhola. E se algum dia acabar por compreender o que é a verdadeira democracia, deverá aceitar que podemos ser tardias nações livres da Europa.

«La dimensión de lo real», de Iñaki EGAÑA (Gara)
Partindo da definição do real como aquilo que, no tempo, sobrevive ao simbólico, Iñaki Egaña considera que o povo basco o fez, sobreviveu às dezenas de bandeiras e cores que os seus antepassados utilizaram ao longo dos últimos séculos, e o real é a sua vontade. O próximo, o virtual, afirma, é interessante, mas não é a batalha: a verdadeira batalha é a da sobrevivência.

«Policías contra el Constitucional, el síntoma de un Estado descabezado», de Ramón SOLA (Gara)
Nas últimas horas, o chefe da Polícia Municipal de Iruñea e vários sindicatos de polícia desautorizaram o Tribunal Constitucional espanhol pelo aval concedido ao Bildu. Coisas destas só acontecem no Estado espanhol, sem sequer provocar escândalo. Mas evidenciam uma desintegração preocupante inclusive para quem, como os bascos, necessitam de um interlocutor sólido com quem abordar a solução para o conflito.

«Discurso Misa de Begoña del fariseo Azkuna», de Mikel ARIZALETA (boltxe.info)
E agora que a ETA declarou unilateralmente tempos de paz, enquanto prisioneiros políticos bascos são vítimas de maus-tratos nas prisões e os direitos humanos elementares dos doentes graves não são respeitados [...], ao autarca não lhe ocorre mais nada que rogar à sua deusa, virgem e mártir como ele, que nos ajude a suportar a ETA.