domingo, 7 de agosto de 2011

A solidariedade com os presos superou a proibição de Lakua em Gasteiz

A manifestação que a Etxerat realiza nas festas de Gasteiz há mais de vinte anos no âmbito do Amnistia Eguna transformou-se, na sexta-feira, numa kalejira, depois de o Departamento do Interior dirigido por Rodolfo Ares a ter proibido. Mais de 700 pessoas fizeram um percurso alternativo, que terminou nas txosnas em ambiente de festa. Afirmaram que a proibição de ontem constituiu mais uma tentativa de «tornar invisível a solidariedade para com os presos».
VER: lahaine.org

Também na sexta-feira - dia grande das festas de Gasteiz - os blusas e neskas homenagearam a ikurriña na Plaza Berria, em Gasteiz. (Gara)

Na quinta-feira, a Gasteizko Txosnak entregou o galardão Txosnisaria 2011 à Asociación 3 de Marzo
Num grande ambiente de festa e após uma kalejira que terminou com a abertura oficial do recinto da Gasteizko Txosnak, o galardão foi entregue a dois representantes da associação, por entre os aplausos dos presentes.
A Gasteizko Txosnak (que é composta por um grupo amplo e variado de colectivos populares que realizam o seu trabalho em Gasteiz) entregou o galardão à Martxoak 3 elkartea «pela dignidade demonstrada nos seus 35 anos de existência e porque a situação vivida pelas classes populares é muito grave».
No final do acto de entrega, os presentes fizeram um brinde e desejaram umas festas bem passadas a todos.
Fonte: SareAntifaxista via lahaine.org

Ainda de Gasteiz: a razão pela qual Basagoiti não pôde cumprimentar Izagirre no arranque das festas de «La Blanca»
Tasio (Gara)