segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A esquerda abertzale pede a Ares que assuma que o PSOE não fez nada

A esquerda abertzale respondeu este domingo a determinadas declarações proferidas pelo conselheiro do Interior de Lakua, Rodolfo Ares, nas quais insistia na ideia de que a actual situação política se fica a dever à «pressão do Estado de Direito». Numa nota, a esquerda abertzale lembra-lhe que o cenário político criado «é fruto dos compromissos assumidos e das iniciativas desenvolvidas pela esquerda abertzale e outros agentes políticos, sindicais e sociais bascos comprometidos com um processo de soluções definitivas e democráticas para o conflito político».

Refere ainda que tudo isso se alcançou «apesar da atitude de bloqueio e imobilismo» e «da incapacidade política que o PSOE patenteou, tanto em Madrid como em Gasteiz». E acrescenta que «a sociedade basca tem plena consciência disso, como bem se pôde ver no dia 22 de Maio».

Em consequência, a esquerda abertzale pede tanto a Ares como ao PSE que «parem de virar as costas à vontade dos cidadãos bascos» e «assumam a realidade social e política do país, adoptando de uma vez compromissos e uma atitude construtiva com o novo tempo aberto em Euskal Herria, demonstrando o estofo político que o momento requer».
Fonte: Gara