quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Ertzaintza vai enviar à AN espanhola um relatório por causa do aniversário de Morlans

A Ertzaintza vai enviar à Audiência Nacional espanhola, por alegado «enaltecimento do terrorismo», o relatório ontem efectuado, quando várias dezenas de pessoas pretendiam levar a cabo no bairro donostiarra de Morlans um acto evocativo relacionado com a morte de três militantes da ETA, abatidos há 20 anos pela Guarda Civil num tiroteio.

Gara, Donostia * E.H.
Agentes da Ertzaintza impediram ontem à tarde a realização de uma concentração não comunicada que várias dezenas de pessoas pretendiam levar a cabo no bairro de Morlans, em Donostia. Os ertzainas identificaram 21 pessoas. Fontes do corpo policial informaram que vão enviar à Audiência Nacional o relatório efectuado pela alegada prática do crime de «enaltecimento do terrorismo».

No acto pretendia-se evocar os acontecimentos de há 20 anos, em que faleceram os militantes independentistas Iñaki Ormaetxea, Patxi Itziar e Jokin Leunda, na sequência de um longo tiroteio com a Guarda Civil. Ontem, com o propósito de evitar a comemoração, a Ertzaintza montou uma operação na zona.

No decorrer do acto, foram identificadas 21 pessoas. Para além disso, os agentes retiraram do local uma placa comemorativa e outros objectos que vários pessoas pretendiam colocar no local.

Sare Info:
http://sareantifaxista.blogspot.com/2011/08/morlans-en-inaki-jokin-eta-patxi-20.html