segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Milhares de bascos manifestam-se em Bilbo contra a imposição espanhola

Vários milhares de bascos vieram para as ruas do centro de Bilbo, na sexta-feira passada, para exigir o fim da imposição espanhola em Euskal Herria. À frente da manifestação, uma ikurriña gigante levada pelos membros das comparsas da capital bizkaitarra.

A manifestação percorreu o centro de Bilbo sem qualquer tipo de incidentes, e só o helicóptero da polícia autónoma basca se fazia notar como elemento estranho e piroso, mas assim, dos céus, pôde ver a vontade que milhares de bascos têm de ser independentes.

No final, Niko Moreno tomou a palavra, tendo dito que a esquerda abertzale, ilegalizada pelo Estado espanhol, vai «dar tudo» para consolidar a nova fase política aberta em Hego Euskal Herria [País Basco Sul]. Uma etapa marcada pelo cessar-fogo decretado pela ETA e pela grande presença do Bildu nos municípios de Araba, Bizkaia, Gipuzkoa e Nafarroa.

Moreno destacou que a esquerda abertzale vai investir «todo o seu capital político e humano na construção de um quadro democrático que reconheça Euskal Herria e o seu direito a decidir». Um investimento na construção de um novo Estado basco, «independente e socialista».

Em suma, mais uma afirmação de que este povo, mesmo quando vive intensamente as suas jaiak [festas], não esquece o seu compromisso com a soberania e o socialismo e, naturalmente, com as presas e os presos.

Fonte: boltxe.info