segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Solidariedade com Euskal Herria no México e na Argentina

Na sexta-feira passada em Buenos Aires e no domingo na Cidade do México, houve iniciativas solidárias e de sensibilização para a situação que se vive em Euskal Herria.

Em Buenos Aires, como já é habitual nas últimas sextas-feiras de cada mês, entre as 12h30 e as 14h30, os Euskal Herriaren Lagunak (Amigas y Amigos del Pueblo Vasco) voltaram a instalar-se em pleno centro da cidade, nas esquinas da Florida e Diagonal Norte, para pedir aos argentinos a sua solidariedade para com as prisioneiras e prisioneiros políticos do País Basco. Desta vez, coube às Asambleas del Pueblo a organização da actividade, em conjunto com as organizações Torre e FAR. Durante a iniciativa, ouviram-se palavras de ordem e convidou-se os cidadãos a assinar um manifesto em defesa dos presos bascos. Para além disso, foram distribuídos folhetos com um resumo da história da luta do Povo basco pela independência e o socialismo.

Por outro lado, ontem, no Distrito Federal (México), decorreu uma jornada solidária que incluiu uma conferência e um concerto. O tema principal da conferência foram, concretamente, as forças políticas Bildu e Sortu, mas também se abordou de forma genérica a situação política basca. A isto seguiu-se um concerto com a presença de Francisco Barrios «El Mastuerzo» e Tlaxikerox.
Fonte: askapena.org