domingo, 31 de julho de 2011

Milhares de pessoas reclamam o respeito pelos direitos dos presos nas estradas e nas praias

A reivindicação do respeito pelos direitos dos presos políticos bascos fez-se sentir ontem nas praias e nas estradas bascas, através de concentrações, correntes humanas, circuitos de bicicleta, convocadas pela iniciativa Egin Dezagun Bidea.

Fotos: Mobilizações pelos presos nas estradas e nas praias (Gara)

Fotos: Presoen aldeko mobilizazioak errepide eta hondartzetan (Berria)

Vários milhares de pessoas, repartidas pelo território basco, exigiram o respeito pelos direitos dos presos políticos bascos.
A convocatória para divulgar essas reivindicações nas praias e estradas tinha sido realizada pela Egin Dezagun Bidea, com o lema «Eskubide guztiekin euskal presoak Euskal Herrira» [com todos os direitos, os presos bascos para o País Basco].

No comunicado lido no final das mobilizações, a iniciativa afirmou que a actual política penitenciária «viola direitos de forma constante» e, como tal, «não pode continuar vigente».
Lembrou que a dispersão a que os presos são submetidos põe em risco a vida de milhares de pessoas todos os fins-de-semana, e que «os presos já deixaram bem claro», com as situações que viveram, que as prisões são «focos de doenças» e locais onde «os cuidados médicos não são os adequados».

Reclamaram também a derrogação da doutrina 197/2006, que permite o prolongamento das penas e «a aplicação de facto da pena perpétua».
Todas estas medidas, segundo ressaltaram, «para além de violarem direitos», são «um escolho evidente no novo tempo que se vive em Euskal Herria», pelo que consideram «imprescindíveis a união de forças e criação de dinâmicas efectivas, integradoras e atractivas» em defesa dos direitos dos presos e dos exilados.

A Egin Dezagun Bidea salienta que «é fundamental o envolvimento do maior número possível de sectores, agentes e profissionais» e que «a sociedade basca no seu todo deve gerar uma maré imparável a favor dos direitos das presas e dos presos políticos bascos». Este caminho será trilhado pela iniciativa «com todas as suas forças».
Fonte: Gara

Ver também: «Ehunka pertsonak egin dute bat presoen eskubideen alde errepide eta hondartzetan» (Berria)
[Centenas de pessoas juntaram-se nas estradas e nas praias em defesa dos direitos dos presos]

Nas fotos: mobilização em Bilbo, junto ao Guggenheim, e na praia de Zarautz (Gipuzkoa).

Mobilizazioa Sopelako hondartzan, 2011ko Uztailaren 30ean
Mobilização na praia de Sopela (Bizkaia), a 30 de Julho de 2011.
Fonte: etengabe

A mãe, a irmã e um amigo de Zigor Ruiz sofrem acidente perto de Herrera de la Mancha
A mãe, a irmã e um amigo do preso político basco Zigor Ruiz (Iruñea) sofreram um acidente de viação perto da prisão de Herrera de la Mancha, na sequência do qual os três ocupantes da viatura, que apresentavam ferimentos ligeiros, tiveram de ser conduzidos ao hospital. Ali, fizeram-lhes radiografias, e colocaram um colete cervical à mãe e à irmã. Já a viatura ficou completamente destruída, pelo que tiveram de regressar a Euskal Herria de táxi.
De acordo com os dados fornecidos pela Etxerat, este foi o oitavo acidente sofrido por familiares e amigos de presos políticos bascos só este ano.
A irmã de Zigor Ruiz é Bakartxo Ruiz, porta-voz do grupo parlamentar do Bildu em Nafarroa.
Fonte: ateakireki.com e Berria