quarta-feira, 20 de julho de 2011

Julgamento: a AN espanhola dá ordem de prisão a Urbe, Mujika e Zabala e absolve Imanol Sagarzazu

Na segunda sessão do julgamento dos 17 jovens de Oarsoaldea detidos em 2008 sob a acusação de pertencerem à organização juvenil independentista Segi, o tribunal especial decidiu absolver Imanol Sagarzazu e deu ordem de prisão a Egoitz Urbe, Iker Zabala e Oihana Mujika, ontem detidos em Errenteria (Gipuzkoa). Devem permanecer encarcerados enquanto durar o julgamento.
VER: Gara

Detenção de Egoitz Urbe, Oihana Mujika e Iker Zabala

Aupa gazteak! Euskal gazteria aurrera!

Ongi etorri caloroso a Euri Albisu em Bilbo
Na sexta-feira passada, os conterrâneos de Euri Albizu deram-lhe um ongi etorri caloroso na Alde Zaharra, em Bilbo, durante qual a jovem bilbaína, que foi posta em liberdade a 1 de Julho último, retirou a sua fotografia da parede do edifício de La Bolsa. Albizu foi detida pela Guarda Civil em Março do ano passado e afirmou ter sido duramente torturada.
No acto, em que se mesclaram reivindicação política, danças e festa, Arantza Zulueta foi lembrada de forma especial, depois de ter sido encarcerada recentemente, outra vez. As centenas de pessoas que ali se juntaram participaram também numa pequena manifestação.

Por outro lado, em Santurtzi a Ertzaintza voltou a «pegar-se com as festas», segundo denunciaram, tendo irrompido no sábado à tarde no cortejo da tradicional da procissão da virgem do Carmo, padroeira da localidade biscainha, alegando que se ali se estava a realizar uma concentração ilegal a favor dos presos políticos bascos e identificando duas pessoas.
De acordo com alguns dos presentes, viveram-se momentos surrealistas e de tensão, pois, quando a Ertzaintza apareceu, encontravam-se no local milhares de pessoas.
Fonte: Gara e askatu.org
No México, denunciam as condições extremas em que o refugiado basco Luis Miguel Ipiña se encontra encarcerado
O exilado basco Luis Miguel Ipiña, detido e encarcerado no México no passado mês de Maio, enfrenta umas condições prisionais «muito graves», denunciou o Movimento pró-Amnistia.
VER: Gara