domingo, 17 de julho de 2011

Uma manifestação colorida exige que o Kukutza não feche

Música, pernaltas em andas e malabaristas amenizaram a manifestação em defesa do gaztetxe Kukutza que ontem à tarde percorreu Bilbo em protesto contra a intenção de encerrar o espaço e na qual participaram milhares de pessoas.

A manifestação começou depois das 18h30 junto à Câmara Municipal e, dali, milhares de pessoas, entre as quais membros do Kukutza, habitantes e representantes das comparsas de Bilbo percorreram um trajecto até ao gaztetxe de Errekalde, atrás de faixas com os lemas «Kukutza aurrera» ou «Kukutza no se toca».

«Onde está o nosso direito de reunião, onde vamos fazer os almoços populares? Onde fica o nosso direito a uma educação e um ócio participativo e responsável?», perguntaram os organizadores, que responsabilizaram o autarca, Iñaki Azkuna, por tudo o que possa vir a acontecer.

«Queremos deixar claro que os aqui presentes estão dispostos a defender [o Kukutza] e responsabilizamos a CM por todas as situações que possam vir a ocorrer, caso se concretize a acção de despejo», avisaram.

Para os membros do Kukutza, o dilema é «simples»: ou ficamos em casa e deixamos que as instituições, com o Senhor Azkuna à cabeça, continuem a gastar o nosso dinheiro em obras faraónicas, transformando-nos numa cidade montra, com um modelo de ócio e de cultura assente num turismo elitista... ou vimos para as ruas e lutamos por um bairro feito a pensar nas necessidades dos moradores», disseram.

Por último, e depois de lembrarem que o gaztetxe conta com apoios nacionais e internacionais, «encorajaram toda a gente a passar as férias no Kukutza, umas férias repletas de actividades, riso e trabalho».
Notícia completa: Gara / Fotos: Deia

Ver também: «Kukutzaren aldeko aldarri koloretsua» (Berria)

«[Fotos] Milhares de pessoas em defesa do Kukutza» (boltxe.info)

Manifestação em defesa do Kukutza (Bilbo, 16/07/2011)

Fonte: SareAntifaxista