Para ontem à tarde estava prevista uma concentração em Donibane Garazi, em frente à Câmara Municipal.
Fonte: Berria / Foto: kazeta.info
Em Portugal, Andoni Zengotitabengoa entrou no quinto dia de greve de fome
O preso político basco Andoni Zengotitabengoa entrou no seu quinto dia de greve de fome em protesto contra as condições que enfrenta na prisão de Monsanto, em Lisboa . Os níveis de açúcar no sangue desceram e a sua saúde começa a ressentir-se.
Amigos e familiares estarão em Lisboa no próximo sábado, em solidariedade com o preso e para denunciar as condições de encarceramento.
A conferência de imprensa, inicialmente prevista para a Praça do Comércio às 14h00, terá lugar às 11h00 da manhã do mesmo dia, em frente ao Estabelecimento Prisional do Monsanto.
Concentração em Leitza contra a caça às bruxas
Em Março deste ano, três jovens de Leitza (Nafarroa) foram identificados pela Guarda Civil por afixarem cartazes em que se fazia um apelo à denúncia da detenção de Jone Lozano; em Abril, outros três foram identificados por afixarem uma foto a pedir o repatriamento de Jone. Foi aberto um processo contra todos eles.
Anteontem de manhã, três dos seis jovens, todos menores, tiveram de comparecer na Sala de Menores da AN espanhola, em Madrid, acusados de exaltação do terrorismo.
À tarde, houve uma concentração na localidade navarra, em que participaram 100 pessoas, dividas em grupos de 19.
Fonte: ateakireki.com
O jovem elorriarra Adur Aristegi recebeu ordem de libertação, contra o pagamento de uma fiança de 10 000 euros. Adur e Jon Rosales foram detidos em Girona (Catalunya) pelos Mossos, em Fevereiro de 2010, tendo sido depois entregues a polícias espanhóis. O Adur foi então bastante maltratado, segundo denunciou. Actualmente, encontra-se encarcerado em Aranjuez. Esperava-se que saísse ainda ontem da prisão.
Notícia completa: altzoan.com
Solidariedade com Jose Angel Biguri e Gotzone Lopez de Luzuriaga em Martutene
Fonte: askatu.org