Ontem, depois de ter tido conhecimento, através do Movimento pró-Amnistia, da greve de fome iniciada pelo preso político basco Andoni Zengotitabengoa na prisão de Monsanto (Lisboa, Portugal), como forma de protesto contra as duras condições que ali enfrenta, a ASEH pôs-se em contacto com a ACED – Associação contra a Exclusão pelo Desenvolvimento. Fomos hoje informados de que esta associação divulgou a situação relativa a Andoni Zengotitabengoa, registando também o seu protesto, junto das autoridades portuguesas, de comissões de defesa dos direitos humanos e de órgãos de comunicação social. Neste momento, aguarda respostas por parte das entidades competentes.
Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH),
03 de Julho de 2011
O Estado espanhol terá de indemnizar uma moradora de Donibane ferida numa carga policial em 2006
Um tribunal espanhol deu razão à moradora de Iruñea que ficou ferida numa carga policial que ocorreu no bairro de Donibane em Março de 2006. A rapariga, que partiu a bacia depois de ser empurrada por um polícia, receberá uma indemnização no valor de 8443 euros.
Os factos ocorreram a 9 de Março de 2006, durante uma jornada de greve e mobilização convocada pela esquerda abertzale contra a política de dispersão e em defesa de uma solução democrática para o conflito, na sequência da morte dos presos políticos bascos Igor Angulo e Roberto Sainz. No decorrer daquela jornada, a Polícia Nacional empenhou-se a fundo em Iruñea para reprimir as diversas mobilizações convocadas.
Sentença na íntegra
Notícia completa: ateakireki.com
Ver também: «Uma jovem de Donibane partiu a bacia na sequência de uma agressão policial» [11/03/2006] (Gara)
«A agressão policial a uma jovem de Iruñea custará 8443 euros ao Estado» (Gara)