sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Bildu fez saber que o autarca de Lasarte-Oria recebeu uma carta com ameaças

Numa conferência que hoje decorreu em Lasarte-Oria, o Bildu fez saber que o autarca desta localidade guipuscoana recebeu uma carta de cariz intimidatório.

Segundo fizeram saber, a carta chegou em correio normal, está assinada em nome de uma pessoa e nela aparece um endereço de Gipuzkoa. No entanto, membros do Bildu conseguiram verificar que a morada é falsa e que traz um carimbo de Madrid, o que os leva a pensar que a assinatura também seja falsa.

No decorrer da conferência de imprensa, em que participaram o autarca do Bildu e diversos vereadores, procedeu-se à leitura da carta, cujo conteúdo foi criticado: «é muito grave o tom ameaçador das palavras que aqui podemos ler, e os objectivos e intenções manifestados». Os membros do Bildu precisaram que não fazem uma leitura pessoal da carta, pois, «se se dirige ao Pablo [o autarca], ao Bildu, ela vai contra qualquer um que tenha optado por uma política de esquerda e progressista tanto nas ruas como nas instituições», disseram.

Os representantes do Bildu afirmaram ainda que a carta não vai colocar obstáculos ao seu trabalho. Recordaram que se apresentaram às eleições para fazer política e que viram confirmado o seu direito a exercê-la. «Queremos fazer uma política social, de esquerda e soberanista, garantindo os direitos de todos os cidadãos», sublinharam.
Notícia completa: Berria

Leitura da carta, em castelhano (Info7 Irratia).

Ver também: «O autarca de Lasarte-Oria, alvo de ameaças numa carta anónima» (Gara)