sexta-feira, 22 de julho de 2011

A esquerda abertzale reafirma que PP e PSOE procuram colocar obstáculos à nova fase política

Numa conferência de imprensa em Donostia, Txelui Moreno e Miren Legorburu expressaram a sua solidariedade aos 17 jovens que estão a ser julgados desde segunda-feira passada numa audiência de «carácter marcadamente político».

Para a esquerda abertzale, PP e PSOE «sentem-se fragilizados» numa «fase política» em que «o confronto de ideias e de projectos se afigure como uma actividade normalizada e coloque um ponto final ao conflito e às suas consequências», querendo, por isso, «evitá-lo».

«Agem com base na debilidade e na irresponsabilidade, colocando entraves a um processo e a uma nova fase política que não tem marcha atrás», afirmaram, acrescentando que «não é por acaso que os dois partidos maioritários do Estado espanhol fixam os critérios políticos da AN espanhola e lhe atribuem um protagonismo renovado».

E não lhes causa estranheza que os jovens independentistas bascos «sejam o alvo judicial e político» da Audiência Nacional e «dos seus instigadores políticos», pois, «através de sentenças exemplares, pretendem cortar os pés a uma juventude que quer avançar e tomar estes novos tempos nas suas mãos», disseram.

Os representantes abertzales realçaram que este julgamento «e todos os que estão previstos como forma de travar e condicionar a nova realidade e a actividade política que os agentes bascos têm o direito a exercer» são «absolutamente rejeitados e rejeitáveis», já que, tal como na audiência relativa ao «caso Bateragune», propõem «um cenário de obstinação e de não soluções que foi abandonado pela maioria política, sindical e social deste país».

Apoio à manifestação de hoje
Depois de recordar que a esquerda abertzale «deu passos para a criação de um novo cenário», Moreno perguntou «por que é que o Estado, a Audiência Nacional, o PP e o PSOE estão tão determinados em colocar obstáculos» ao processo.
«Certamente por interesses de curto prazo e por medo do debate livre e democrático», salientou.

Face à continuidade da «máquina repressiva», a esquerda abertzale entende que «só a mobilização social poderá parar esta loucura». Por isso, mostrou a sua adesão à manifestação que hoje terá lugar entre Oiartzun e Errenteria (Gipuzkoa; 19h00) para protestar contra este julgamento.
Fonte: Gara

Irati Mujika será posta em liberdade hoje
A jovem de Amezketa (Gipuzkoa) foi detida no âmbito da operação policial de Novembro de 2009 contra a juventude independentista, acusada de ligação à Segi. Ficou incomunicável e afirmou ter sido torturada.
Sairá hoje em liberdade, depois de pagar uma fiança de 10 000 euros.
Fonte: askatu.org