sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jovens de Oarsoaldea reuniram-se com o deputado geral de Gipuzkoa

Uma delegação dos dezasseis jovens de Oarsoaldea (Gipuzkoa) que foram julgados na Audiência Nacional espanhola reuniu-se hoje de manhã com o deputado geral de Gipuzkoa, Martin Garitano. O julgamento terminou ontem.

Quatro dos jovens de Oarsoaldea reuniram-se com Martin Garitano: Iosu Arruabarrena, Egoitz Urbe, Haizea Iriarte e Maitane Linazasoro. Primeiro, posaram para os fotógrafos e câmaras de TV; depois, seguiu-se a reunião. Com esta recepção, o deputado geral quis expressar-lhes o seu apoio, face a um «calvário» de anos e que ainda agora têm de suportar.

Para o Governo Foral, é «evidente» a natureza política do julgamento, «pois a actividade política destes jovens foi inteiramente pública». Assim, considera «grave» que as acusações tenham apresentado como prova os depoimentos feitos pelos jovens enquanto se encontravam incomunicáveis e em poder da Polícia.

A Deputação de Gipuzkoa pediu que sejam abandonados de imediato «todos os julgamentos» que visam punir o trabalho político.

Recorde-se que o julgamento dos dezasseis jovens terminou ontem na AN espanhola. O Ministério Público pediu 8 anos de prisão para todos eles, acusando-os de pertencerem à organização juvenil independentista Segi. A acusação particular solicitou penas que oscilam entre os 8 e os 12 anos de prisão.
Fonte: Gara

Vídeo: «Garitano Oarsoaldeko gazteei harrera egiten» (Berria)
[Garitano recebe os jovens de Oarsoaldea]

Editorial do Gara: «Madrid se aferra a una estrategia estéril»