terça-feira, 12 de julho de 2011

Sanferminak: Homenagem a Germán Rodriguez

«German, gogoan zaitugu!» (Uztailak 8 de Julho)


Saída das Peñas e homenagem a Germán Rodriguez

Ver também vídeos com as actuações de Fermin Balentzia e Julieta Itoiz La Chula Potra em: ateakireki.com

Afirmam que a «Mancomunidade» de Iruñerria mandou retirar as flores da homenagem a Germán
O colectivo Sanfermines 78 Gogoan! afirmou que os serviços de limpeza da Mancomunidade de Iruñerria retiraram no dia 8 de Julho, com ajuda da Polícia Municipal, os ramos de flores que as pessoas tinham colocado nesse mesmo dia junto à estela que homenageia Germán Rodríguez. O colectivo manifestou a sua «indignação por tal comportamento privado de qualquer respeito para com uma vítima da repressão dos aparelhos do Estado».
Em simultâneo, pediu à Câmara Municipal que dê uma explicação pública para esta actuação, exigindo responsabilidades «por algo que atenta contra a memória daqueles acontecimentos e que despreza e ofende todas as pessoas que andam há 33 anos a exigir a verdade, a justiça e a reparação».
«Fazem assim tanto mal umas flores colocadas numa data tão marcada?», perguntou o colectivo Sanfermines 78 Gogoan!, que destacou o facto de que se tratavam de «uma lembrança e uma homenagem de um povo que não esquece face ao silêncio cúmplice das instituições.
Fonte: Gara

Ver também: «Crispação em Iruña depois de a Câmara Municipal ter decidido retirar as flores dedicadas a Germán Rodríguez, que morreu nos sanfermines de 1978» (SareAntifaxista)