sexta-feira, 1 de julho de 2011

Palavras de Aurore Martin em Biarritz (Lapurdi)


Excerto do discurso da militante do Batasuna, no decorrer do acto organizado no País Basco Norte contra o mandado de detenção europeu (18/06/2011) e em defesa dos direitos civis e políticos. (Na língua da République e em euskara.)

A AN espanhola decreta a libertação de Euri Albizu, a troco de 10 000 euros de fiança
Euri Albisu, que foi detida pela Guarda Civil em Fevereiro do ano passado, deve sair da prisão de Mansilla nas próximas horas, depois de ontem a AN espanhola ter decretado a sua libertação; terá de pagar uma fiança de 10 000 euros.
Euri Albisu, que foi detida em Segura (Gipuzkoa), afirmou ter sido «duramente torturada» às mãos da Guarda Civil enquanto esteve incomunicável. Aplicaram-lhe o saco, agrediram-na, obrigaram-na a fazer exercícios físicos sem parar, tendo ainda sido alvo de múltiplas ameaças, pressões e insultos, segundo relatou.
Fonte: Bilbo_Branka

O preso político Ekain Mendizabal, livre
Ekain Mendizabal, preso político de Ordizia (Gipuzkoa), chegou ontem à tarde ao aeroporto de Barajas (Madrid), depois de ter cumprido a pena a que foi condenado no Estado francês. Expulso para o Estado espanhol, ao chegar ao aeroporto, onde era aguardado por diversos conterrâneos que ali se deslocaram propositadamente, pôde seguir em liberdade. Mais tarde, na chegada a Ordizia, recebeu um ongi etorri na Plaza Nagusia.
Ekain Mendizabal foi detido pela Polícia francesa em 2006, condenado a seis anos de prisão e esteve encarcerado em Fresnes até ontem, a 1000 km de casa. Nos últimos dias, manteve uma greve de fome contra o risco de expulsão.
Fonte: Ordiziako_Ahotsa