sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Bildu abre as Câmaras Municipais aos biscainhos e reduz os salários dos seus vereadores

A autarca de Arrankudiaga, Itziar Duoandikoetxea; a de Sopela, Saioa Villanueva; e o de Meñaka, Aitor Ugarte, deram ontem uma conferência de imprensa em Bilbo para dar conta das medidas que promoveram nos 35 municípios da Bizkaia que governam.

Tendo em conta a situação de «crise aguda» motivada pelo «capitalismo selvagem e por uma política que responde aos interesses dos patrões», que afecta «muitos organismos, incluindo as câmaras municipais», uma das primeiras medidas consistiu na redução dos salários de autarcas e vereadores.

Assim, disseram que em Urduña, o corte no ordenado do autarca atingiu os 46,5%, passando a auferir 2300 euros por mês (o autarca anterior, do PNV, ganhava 4300 brutos).

E prosseguiram com a enumeração de diversos cortes e reduções em municípios como Lekeitio, Zaldibar, Gamiz-Fika, Larrabetzu ou Ondarroa.

No caso de Sopela, Saioa Villanueva afirmou que a oposição em pleno (PNV, PSE e PP) «disse que não a tudo», ou seja, à proposta avançada pelo Bildu de redução dos salários dos vereadores e também de criação de comissões para a participação dos cidadãos.

«O PNV rejeitou, inclusive, uma estrutura de governo idêntica à que os jeltzales tinham na legislatura anterior, mas com um corte de 30%, proposto pelo Bildu, nos salários dos membros da equipa de Governo», disse.

Nos municípios governados pelo Bildu procurou-se também promover a criação de «juntas municipais participativas, abertas a todos os representantes políticos votados, com as portas das Câmaras abertas a representantes sociais e dando as boas-vindas à participação de associações municipais».

Os governos da coligação abertzale também apostaram na igualdade entre homens e mulheres e, dessa forma, as técnicas passaram a trabalhar nas novas comissões de Igualdade criadas em diversas câmaras.
Fonte: Gara

Ver também:
«Solidaritat amb el dos independentistes multats per haver participat a un acte de suport a Bildu», Llibertat.cat (boltxe.info)

«O Estado espanhol estuda um recurso contra o Bildu», de G.T. (lejpb)