terça-feira, 12 de julho de 2011

Brian Currin considera que o julgamento relativo ao «caso Bateragune» deveria ter sido suspenso

O advogado e facilitador sul-africano destaca que Arnaldo Otegi, um dos oito militantes independentistas processados, expressou o «seu total compromisso com a paz».
Brian Currin apresentou estas reflexões numa conferência enquadrada no curso de Verão da UPV-EHU «Euskal Herria: errealitatea eta utopia», na qual contou as suas experiências nos processos de Norte da Irlanda e da África do Sul.
No decorrer da sua alocução, Currin abordou as principais condições que, em seu entender, devem estar presentes nos processos de paz, tendo citado, entre outras, a importância da construção de um contexto adequado ao desenvolvimento de um ambiente de «confiança».

Nessa linha, referiu-se ao julgamento relativo ao chamado «caso Bateragune», que se realizou na semana passada na Audiência Nacional espanhola, no qual foram arguidos oito militantes da esquerda abertzale.
O facilitador sul-africano disse que, no julgamento, Arnaldo Otegi – que hoje regressa à Audiência Nacional por ter participado na homenagem ao já ex-preso Jose Mari Sagardui, Gatza – reafirmou o seu total compromisso com a paz, pelo que considerou que o julgamento deveria ter sido suspenso. Mostrou-se ainda partidário da possibilidade de o político de Elgoibar participar de forma «proactiva» num eventual processo de paz.
Notícia completa: Gara

A advogada de Daniel Dergi vai pedir o adiamento do exame do mandado europeu
A advogada do ex-preso político Daniel Dergi, detido no passado dia 6 de Julho em Cahors (Estado francês), onde vivia em liberdade condicional, vai solicitar o adiamento do exame do mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola contra o seu defendido.
Na conferência de imprensa que ontem decorreu em Baiona, a advogada Yolanda Molina afirmou ainda que a detenção de Dergi possui um «carácter político», tendo considerado que à Justiça francesa não resta outra possibilidade que não seja a «rejeição» do pedido de entrega do ex-preso ao Estado espanhol.
«Pensamos que este assunto estava encerrado numa gaveta e que ele apenas serve para prejudicar a situação de uma pessoa» e a situação política actual, referiu.
Acampamento
Por outro lado, o colectivo contra o mandado europeu iniciou ontem um acampamento em Maule (Zuberoa) contra a perseguição política à militante do Batasuna Aurore Martin, segundo informou a kazeta.info.
A iniciativa irá decorrer até quarta-feira. Durante estes dias, haverá diferentes actividades, como debates ou correntes humanas, e também uma manifestação, no final.
Notícia completa: Gara

Ver também: «Daniel Derguy : un cas grave», de Goizeder TABERNA (Lejpb)

Zapatero nomeia Antonio Camacho ministro do Interior
O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, fez saber ontem que o secretário do Estado do Interior, Antonio Camacho, é o novo titular da pasta no Ministério do Interior, ocupando assim o lugar deixado vago por Alfredo Pérez Rubalcaba, que no sábado foi oficialmente proclamado candidato do PSOE à presidência do Governo espanhol, após o vai-te-vai-te de ZP.
Notícia completa: Gara

Vídeo: Camacho manda um jornalista australiano apagar a câmara ao ser questionado sobre as torturas infligidas a bascos