sábado, 9 de julho de 2011

Mobilização por Daniel Derguy

«Nós, representantes do Abertzaleen Batasuna, do Batasuna e do Eusko Alkartasuna expressamos o nosso apoio ao Daniel e aos seus próximos», afirmaram os três partidos abertzales, que apelaram à participação na manifestação que terá lugar em Baiona no dia 16 de Julho, às 17h00.
Isto, em reacção à detenção de Daniel Derguy, ocorrida na quarta-feira em Cahors (Estado francês). Encarcerado no dia seguinte na prisão de Gradignan, terá de comparecer no tribunal de Agen na próxima terça-feira, na medida em que enfrenta um mandado europeu relacionado com ocorrências que, de acordo com a imprensa espanhola, remontam a 1993.
Convém recordar que o militante basco Daniel Derguy foi detido em 1996, passou doze anos na cadeia e saiu em liberdade condicional em 2008, com interdição de residência em diversos departamentos franceses e também em Euskal Herria, durante dez anos.
«Uma provocação»
Xabi Larralde, do Batasuna, disse «que esta detenção não possui um carácter jurídico, mas antes político. A detenção de Daniel Derguy não é uma detenção qualquer. Ele esteve na prisão doze anos e foi porta-voz dos prisioneiros políticos. É também um sinal extremamente negativo da parte de Paris em relação ao processo em curso. Querem tornar comum a situação de entrega de militantes bascos a Espanha. Esta detenção constitui uma provocação e evidencia o acosso judicial. Por isso, torna-se necessário e indispensável responder». Béatrice MOLLE
Notícia completa: Lejpb / Ver também: Gara

Entretanto, a advogada de Daniel Derguy, Yolanda Molina, fez saber que ele se encontra em greve de fome desde que foi detido. A família não o pode ver. Quando o levaram a tribunal, a sua namorada aproximou-se da viatura policial e gritou palavras de incentivo e coragem. A Polícia repeliu-a com violência. (Gara)

Ongi etorri a Adur Aristegi
Adur Aristegi saiu recentemente da prisão, depois pagar uma fiança de 10 000 euros. Foi preso em Outubro de 2010 na Catalunha, passando posteriormente para as mãos de polícias espanhóis, que, segundo denunciou, lhe infligiram maus-tratos. No regresso a Elorrio (Bizkaia), recebeu um ongi etorri caloroso. Ongi etorri!
Fonte: altzoan.com

Ainhoa Mujika encontra-se em isolamento na prisão de Picassent
Ainhoa Mujika Goñi encontra-se em situação de isolamento na prisão de Picassent há dois meses. Para denunciar esta situação, os presos políticos bascos que se encontram nesta prisão puseram em prática várias iniciativas contra o isolamento. No dia 27 de Junho, enviaram uma carta ao director, explicando-lhe a situação que Ainhoa atravessa e pedindo-lhe que ponha fim ao seu isolamento.
Fonte: askatu.org