A Gora Iruñea! mantém todos os actos do programa e Maya escuda-se agora na segurança
Argazkiak/Fotos: Txupinazo (Gara)
«Pamploneses, pamplonesas, viva San Fermín, gora San Fermín», gritou o autarca recém-eleito de Iruñea, Enrique Maya, antes de soltar o foguete e libertar o delírio das milhares de pessoas que esperavam ansiosas por esse momento.
Ainda faltava muito para o meio-dia e, como todos os anos, na Praça do Município já cabia um alfinete. Ainda assim, duas ikurriñas gigantes e uma bandeirola pelos presos políticos bascos ocuparam o seu lugar e foram levantadas pela multidão congregada no local. Apesar de a Polícia Municipal ter tentado impedir que as ikurriñas entrassem na praça e se terem verificado empurrões, o símbolo nacional pôde ser visto em todo o mundo.
Enquanto a praça vibrava com os cânticos habituais numa manhã de sol, no interior da Câmara Municipal juntaram-se os vereadores e os convidados, entre os quais o deputado geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, e o neto de Ernest Hemingway, John Patrick Hemingway.
Brinde pelos presos
Uma hora depois do txupinazo, centenas de pessoas juntaram-se no Portal de Zumalakarregi para brindar pelos presos navarros que saíram da prisão e pelos que ainda continuam lá dentro, num acto com grande carga emotiva.
Com o lançamento do txupinazo, iruindarras e gente de fora têm pela frente nove dias e 204 horas de farra. Toca a gozar!
Fonte: Gara
«Ikurrina eta guzti lehertu da txupinazoa, eta hasi dira bederatzi eguneko jaiak» (Berria)
«La Federación de Peñas al pueblo de Iruñea», de Endika LACUEY, da Federación de Peñas de Iruñea (boltxe.info)
2011ko Sanferminetako txupinazoa