terça-feira, 26 de julho de 2011

Os blusas de Gasteiz homenageiam os familiares dos presos

No Dia do Blusa, os familiares dos presos políticos bascos não foram esquecidos. Na segunda-feira, a Comissão de Blusas e Neskas de Gasteiz levou a cabo a homenagem anual na Praça dos Foros.

No acto estiveram presentes os bertsolaris Oihane Perea e Josu Ormaetxea, que tiveram de se sentar no banco dos réus da Audiência Nacional espanhola por cantar um bertso na edição do ano passado. Os dois bertsolaris, que foram acusados de um alegado crime de «apologia do terrorismo» de que viriam a ser absolvidos, decidiram voltar a participar, com centenas de pessoas, num acto reivindicativo que se tornou uma tradição dentro desta jornada festiva.

Os participantes evocaram todos os presos políticos da capital alavesa e exigiram o seu regresso a Euskal Herria. Um direito violado pelo afastamento e pela dispersão penitenciária imposta pelo Estado espanhol.
Os organizadores do acto afirmaram ainda que, com a actual situação política, devem ser dados passos que tragam a paz para os sete herrialdes e ponham fim ao conflito político que «tanta dor» causou ao longo das últimas décadas.
Fonte: Gara

Solidariedade com os presos nas festas de Baiona
Para as festas de Baiona, está previsto um intenso programa solidário, que inclui uma corrente humana [«Utzi Daniel Derguy bakean» (deixem Daniel Derguy em paz)], no dia em que o processo de Daniel Derguy é examinado, 27 de Julho. Para sexta e sábado, estão também convocadas diversas iniciativas. No domingo, há um almoço popular solidário com os presos e os refugiados.
Ver programa em BaionAskatu

Nas festas de Algorta: «amnistia eta askatasuna»
Os presos e os refugiados do município de Getxo (Bizkaia) não vão ser esquecidos nas Algortako San Inazioak ou festas de San Inazio, de Algorta, que decorrem entre 28 de Julho e 1 de Agosto. (etengabe)

Leitura:
«Lezamar bi gogoan», de Jabi AGIRRE (Gara)