domingo, 24 de julho de 2011

A Egin Dezagun Bidea convoca uma mobilização em defesa dos presos para 30 de Julho

Numa conferência de imprensa realizada em Gasteiz, a iniciativa popular Egin Dezagun Bidea pediu à sociedade basca que se mobilize no sábado que vem nas cidades, praias e estradas de Euskal Herria em defesa dos presos políticos bascos.

As mobilizações referidas, algumas das quais já foram proibidas pelo Departamento do Interior de Lakua, terão lugar em pontos de grande afluência turística sob a forma de marchas, concentrações, correntes humanas e distribuição de informação a turistas e visitantes, entre outras.
Em relação às quatro mobilizações proibidas em território alavês, a iniciativa popular fez saber que vai alterar a sua localização, para assim as poder levar a cabo. O Departamento do Interior de Gasteiz defendeu a sua proibição com o argumento de que representavam um risco para a segurança rodoviária.

Novo cenário
Segundo disseram, com estas iniciativas procuram denunciar «uma política penitenciária que viola os direitos mais básicos» e que «se afirma em termos diametralmente opostos aos parâmetros que o novo tempo aberto em Euskal Herria requer».
Por isso, consideram que a união de forças é «fundamental» para exigir que a política prisional «deve passar da fase de utilização e repressão para claves de resolução democrática de forma imediata».

Neste sentido, disseram que no próximo sábado vão exigir, entre outras coisas, o fim da dispersão, a libertação dos presos políticos com doenças graves e incuráveis, bem como o fim da aplicação da chamada «doutrina Parot», em virtude da qual são prolongadas as condenações aos presos que já cumpriram a sua pena.

Herri Bilguneak e manifestação em Setembro
A iniciativa popular, apresentada no passado mês de Abril, destacou que o seu trabalho não acaba no próximo sábado, pois a sua dinâmica de criação e mobilização prosseguirá com os Herri Bilguneak [comités populares], que continuam a multiplicar-se nas terras.
Deram ainda a conhecer a convocatória de uma manifestação para o próximo dia 17 de Setembro em Donostia, com o lema «eskubide guztiekin, euskal presoak Euskal Herrira, Egin Dezagun Bidea». «Uma mobilização massiva – disseram – em que a sociedade basca deve voltar a vincar o seu desejo de acabar com este autêntico drama, assente em factos reais, que é a política penitenciária vigente».
Fonte: Gara

Texto completo da conferência de imprensa (etxerat.info)