quinta-feira, 28 de julho de 2011

Julgamento: Egoitz Urbe, Oihana Mujika e Iker Zabala vão aguardar decisão judicial em liberdade

Decorreu hoje na Audiência Nacional, em Madrid, a última sessão do julgamento dos jovens de Oarsoaldea.

Os advogados de defesa tomaram a palavra. Deixaram bem vincado o facto de as acusações se basearem em depoimentos arrancados sob tortura durante o período de incomunicação e reclamaram a inocência dos arguidos.
No final da sessão, o presidente do tribunal, Javier Gomez Bermudez, decidiu que o errenteriarra Egoitz Urbe e os oiartzuarras Oihana Mujika e Iker Zabala podiam aguardar o veredicto do tribunal em liberdade. Recorde-se que os três jovens foram detidos no dia 18 deste mês, depois de se terem recusado a comparecer no tribunal de excepção.

O MP e as acusações reiteram os pedidos de penas de prisão
Na sessão de ontem, o magistrado do Ministério Público e as acusações particulares solicitaram penas de prisão para os jovens, que acusam de «pertencer à Segi».
Assim, o magistrado do MP pediu 8 anos de prisão para os 16 arguidos. As acusações particulares, penas de 12, 10 e 8 anos de prisão: para Oihana Mujika, 12 anos; para Xabier Lujanbio, Haizea Iriarte e Maitane Linazasoro, 10 anos. E 8 anos para os restantes: Egoitz Urbe, Iker Zabala, Aitor Alberdi, Arkaitz Anza, Oinatz Arbelaiz, Iosu Arruabarrena, Beñat Burlada, Alex Etxeberria, Aitor Franco, Gaizka Ibeas, Alain Luna eta Hodeiertz Urain. Imanol Sagarzazu foi absolvido logo no início das audiências orais.
Fonte: Gara / Notícia mais desenvolvida: Gara

O gasteiztarra Jagoba Apaolaza vai ser posto em liberdade
O preso político basco Jagoba Apaolaza vai ser libertado nas próximas horas e, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia, terá de pagar 5000 euros fiança.
O jovem de Gasteiz foi detido em 24 de Novembro de 2009, no âmbito de uma operação contra a juventude independentista.
Fonte: Gara
Iruñea: prosseguem as concentrações das segundas-feiras em frente à sede do PSOE
Durante o Verão, mantêm-se as concentrações das segundas-feiras em frente à sede do Partido Socialista em Iruñea, nas quais se pede o fim das detenções e das torturas, e que se acabe com os «julgamentos políticos farsa». No dia 18, juntaram-se 110 pessoas; no dia 25 estiveram presentes 70 familiares de jovens detidos «por exercerem os seus direitos civis e políticos».

Leitura
«Fernando Ros, Nabarro», de Felix PRIETO e Mª Jesús OTXOA (Gara)