sábado, 23 de julho de 2011

O Governo de Gasteiz proibiu a realização das concentrações pelos presos de 31 de Julho

O Departamento do Interior do Governo de Gasteiz proibiu as concentrações em defesa dos presos convocadas para dia 31 de Julho junto às estradas. Esta iniciativa é habitual, aproveitando a saída para as férias, sendo que este ano foi pedida autorização para a realização de concentrações em quatro estradas de Araba: em Lopida, na N-1, em Agurain, na N-1, em Asparrena, na N-1, e em Urkabustaiz, na AP-8.
Apesar de se tratar de uma convocatória habitual, o Departamento do Interior alega que a mobilização acarreta riscos de segurança e não deu autorização para a sua realização. Em concreto, afirma que a presença de faixas, pintadas e ajuntamentos de pessoas nessas estradas da rede viária principal podem distrair os condutores. O Departamento do Interior acrescenta que as concentrações se poderiam realizar em locais onde não afectassem o trânsito.
A esquerda abertzale criticou a proibição, afirmando que fica claro qual é a «receita» de Patxi Lopez para a nova fase: «continuar com a tortura, continuar a proibir mobilizações, e, em suma, a tolerância zero».
Notícia completa: Berria

Concentração em Antsoain
Em Antsoain (Nafarroa), vinte pessoas participaram numa concentração, na quinta-feira, para denunciar o acidente sofrido no sábado passado por familiares de Roxika Iriarte, juntamente com familiares de Aiala Zaldibar, quando a iam visitar. O sinistro ocorreu junto a Aranda de Duero. Para ontem, às 19h00, estava prevista uma nova concentração em frente à Câmara Municipal da localidade navarra.
Para além disso, 84 pessoas mobilizaram-se em Burlata (Nafarroa) em defesa dos direitos dos presos.
Fonte: Gara