domingo, 17 de julho de 2011

A Câmara Municipal de Urduña declara o dia 18 de Julho como «Dia Oficial de Condenação do Regime Franquista»

Com a Salão Plenário repleto de moradores, a Câmara de Urduña (Bizkaia) aprovou na sexta-feira passada, em Sessão Extraordinária, que neste município a próxima segunda-feira, dia 18 de Julho - data em que se assinala o 75.º aniversário do golpe de Estado perpetrado por militares fascistas liderados por Mola, Franco e outros - seja declarada «Dia Oficial de Condenação ao Regime Franquista».
A decisão, que partiu de uma moção apresentada na semana passada pela Ahaztuak 1936-1977 a uma centena de representantes políticos da CAB e de Nafarroa, foi aprovada com os votos a favor dos vereadores do Bildu, grupo que governa o Município; o vereador do PP votou contra e os edis do EAJ-PNV abstiveram-se.
Notícia completa: kaosenlared.net

Ameaça do PP: O Bildu pede que não façam eleitoralismo com a sua actividade
Na sequência das declarações recentes da secretária-geral do PP, Dolores de Cospedal, segundo as quais, caso o seu partido vença as eleições estatais espanholas, irá impugnar os governos do Bildu, a coligação exige que deixem trabalhar com normalidade as instituições e alerta para a irresponsabilidade decorrente da utilização do novo panorama político basco para fazer eleitoralismo.
Fonte: Gara

País Valencià: Multam dois militantes independentistas por terem participado num acto de apoio ao Bildu
La Delegació del govern valencià ha denunciat el militant de l'MDT Antoni Infante i el de la COS Santiago Gassó i els imposa multes que poden arribar als 12.000 euros.

La Delegació del govern valencià ha denunciat el militant de l'MDT Antoni Infante i el de la COS Santiago Gassó i els imposa multes que poden arribar als 12.000 euros. Els fets van tenir lloc dies abans de les eleccions del 22 de maig quan a diverses ciutats del País Valencià es van realitzar concentracions de suport al procés democràtic d'Euskal Herria i per exigir que la coalició Bildu pogués presentar-se a les eleccions municipals.
En aquest sentit, un grup de persones va organitzar un acte de suport a la localitat de Burjassot, a l'Horta Nord, el 5 de maig, i havent-ho comunicat a l'ajuntament.
Ver: llibertat.cat via kaosenlared.net

Leituras:
«El 18 de Julio», de Antonio ALVAREZ-SOLÍS (Gara)

«La "exquisita" democracia española», de Maite SOROA (Gara)